Avell B.On com i5 é bom? Veja a análise do notebook

O Avell B.On com i5 é um notebook 2 em 1 ideal para os usuários que buscam modelos leves, compactos e com um hardware de última geração. Veja a nossa análise completa do aparelho.
Redação
Redação Publicado em 14/10/2021

Buscando tirar um pouco da dominância de marcas estrangeiras no mercado brasileiro de notebooks, a Avell está investindo pesado e lançou uma nova linha de aparelhos, chamada Avell B.On. São modelos focados no uso comercial que mantém algumas características dos notebooks já conhecidos da empresa, como o bom acabamento e hardware potente.

O modelo que vamos analisar neste post é o Avell B.On com processador i5, mas se você quiser uma opção mais potente, veja a nossa análise do B.On com processador i7. Em ambos os casos o chip é da 11°geração, o que é um dos destaques do aparelho, que também traz tela Full HD touchscreen e bateria para até 16 horas de uso.

Confira abaixo a ficha técnica do Avell B.On com i5 e logo em seguida a nossa análise completa.

Avell
Processador: Intel i5
Placa de Vídeo: Intel Iris® Xe
Memória: LPDDR4 8 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: 256gb
Sistema Operacional: Windows 10

Avell B.On: Design e acabamento

Design do Avell B.On com i5
Design do Avell B.On com i5. (Imagem: Divulgação/Avell)

Por ser um notebook voltado para o uso comercial, o Avell B.On tem um design mais discreto e simplista, que inclusive lembra o do MacBook Pro, da Apple. É um aparelho mais “quadradão”, com laterais achatadas e quinas arredondadas. Ele também se destaca por ser fino, leve e compacto, praticamente um ultrabook. O único detalhe em sua aparência que chama a atenção é uma pequena fita LED RGB que fica embaixo do touchpad.

Para que o notebook seja resistente no uso do dia a dia, a empresa investiu em um acabamento feito de alumínio anodizado. As saídas de ar ficam na parte traseira, enquanto todas as conexões ficam na parte lateral. Internamente o modelo segue o design externo e não tem nenhum detalhe.

O Avell B.On com i5 tem acabamento em alumínio
O Avell B.On com i5 tem acabamento em alumínio. (Imagem: Divulgação/Avell)

A empresa destaca que o Avell B.On tem quatro microfones, então a qualidade em chamadas de áudio e vídeo com certeza é acima da média. O aparelho tem entrada HDMI (com HDCP), duas conexões USB-A 3.2, uma USB-C energizada com ThunderBolt 4 e conexão P3 para fone de ouvido (áudio e microfone unificados). Na parte de conexões sem fio ele possui Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

Avell B.On: Tela

O Avell B.On com i5 conta com tela touchscreen Full HD
O Avell B.On com i5 conta com tela touchscreen Full HD. (Imagem: Divulgação/Avell)

A tela é um dos destaques do Avell B On. Ela tem 15,6 polegadas e abusa das bordas finas para oferecer ao usuário um design moderno e mais imersão de conteúdo. A tecnologia WVA sobre 100% do espectro de cores sRGB, 72% do espectro NTSC e 63% do RGB Adobe, conjunto de especificações excelente para quem trabalha com edição, por exemplo, e busca mais fidelidade de cores.

Além disso, a resolução Full HD também é importante, pois entrega imagens em alta-resolução ao usuário. Para finalizar com chave de ouro, o painel abre em 180° e tem touchscreen. O Avell B.On é excelente para profissionais e também para o uso no dia a dia, principalmente se você está constantemente assistindo vídeos, ou adora assistir aquele filminho no fim de semana.

Avell B.On: Teclado, touchpad e som

O notebook da Avell tem teclado com padrão ABNT2
O notebook da Avell tem teclado com padrão ABNT2. (Imagem: Divulgação/Avell)

O Avell B.On possui teclado de membrana retroiluminado, então você poderá usá-lo durante a noite sem o problema de ficar errando as teclas. Outra notícia positiva é o padrão ABNT2, já que o notebook é feito no Brasil. O único ponto negativo é que a empresa optou por não colocar o teclado numérico dedicado, então se você trabalha muito com números, talvez seja uma boa opção usar um teclado externo.

O notebook da fabricante brasileira tem touchpad com acabamento de vidro e possui drivers Microsoft Precision, o que indica mais precisão nos toques e suporte aos recursos por gestos.

Ao todo são dois alto-falantes de 2W cada, sendo que o notebook é compatível com o software Intel HD Audio Smart Sound Technology. É esperado que o som seja bom, mas a experiência com fones de ouvido ainda será a melhor escolha.

Avell B.On: Hardware e desempenho

O processador i5 de 11° geração garante bom desempenho ao notebook da Avell
O processador i5 de 11° geração garante bom desempenho ao notebook da Avell. (Imagem: Divulgação/Avell)

Chegamos no coração do notebook, que também é um dos seus principais atrativos. Ele usa o processador Intel i5 1135G7, um chip da 11° geração que combina potência com economia de energia. É um processador quad-core que funciona com oito threads e alcança até 4,2 Ghz com a tecnologia turbo da empresa. Com ele o usuário terá um excelente desempenho no dia a dia, mas também conseguirá rodar alguns programas mais exigentes.

Esse aparelho está equipado com 8 GB de memória RAM com 4266Mhz, uma das mais rápidas do mercado. Para uso casual a quantidade é suficiente, mas se você deseja rodar programas super pesados, talvez seja interessante fazer o upgrade para pelo menos 16 GB. O ponto negativo é que a empresa não informa se é possível fazer esse upgrade, e nem mesmo a versão Pro tem mais memória RAM.

O Avell B.On usa armazenamento SSD no formato NVMe, mais rápido que o SSD convencional e pode chegar a uma taxa de 2.000 Mbps. Aqui o usuário pode escolher entre três versões diferentes: Essential (250 GB), Expert (500 GB), Pro (1 TB). O SSD vai ajudar o notebook a ligar em segundos, ou mesmo iniciar os programas em um piscar de olhos.

Com a placa de vídeo integrada Iris Xe, ele consegue rodar jogos leves
Com a placa de vídeo integrada Iris Xe, ele consegue rodar jogos leves. (Imagem: Divulgação/Avell)

Para completar o conjunto, temos a placa de vídeo Intel Xe Graphics com 80 núcleos de execução. É um modelo integrado que traz mais potência, indicado para jogos leves com boa qualidade gráfica ou mesmo programas de edição, por exemplo, o Photoshop. Claro, você não terá a performance de uma placa de vídeo dedicada, mas poderá jogar o seu FIFA, LoL, Fortnite, entre outros jogos.

Avell B.On: Bateria

Ao todo são até 16 horas de autonomia para o Avell B.On com i5
Ao todo são até 16 horas de autonomia para o Avell B.On com i5. (Imagem: Divulgação/Avell)

O Avell B.On possui bateria de quatro células, cujo valor total é de 4.830 mAh. De acordo com a fabricante, ele oferece até 11 horas de autonomia com Wi-fi ligado e brilho máximo, mas a autonomia pode chegar a 16 horas caso algumas configurações sejam reduzidas. Além disso, o aparelho ainda conta com suporte ao carregamento rápido, carregando de 20% a 90% em 90 minutos!

Vale a pena investir no Avell B.On com i5?

Não há dúvidas de que o Avell B.On com i5 é um excelente notebook e tem uma ficha técnica completa. O aparelho combina a potência do seu hardware com um excelente acabamento e tela touchscreen, o que o torna uma excelente opção de notebook 2 em 1. No entanto, o seu preço final também impressiona, e não de uma forma positiva.

Se formos comparar apenas o nível do hardware, o Avell B.On não é uma boa opção nem mesmo se comparado a outros modelos da própria fabricante, mas aqui temos que considerar que ele é um notebook 2 em 1. Usuários que buscam a praticidade dos aparelhos desse segmento geralmente já estão esperando preços mais altos, e estão geralmente dispostos a pagar para ter um notebook leve, compacto e com tela touchscreen.

Se você se encaixa nesse perfil, o Avell B.On com i5 com certeza é uma das melhores opções de notebooks 2 em 1 no Brasil, mas caso apenas esteja procurando um aparelho de hardware potente, dê uma olhada na linha LIV da própria Avell.