Apple MacBook Air M1 é bom? Veja a análise do notebook

O MacBook Air M1 é um notebook que usa o chip M1, feito pela própria Apple. Veja a nossa análise e ficha técnica do aparelho.
Redação
Redação Publicado em 05/06/2021

A Apple está ficando cada vez mais independente e agora usará um processador de fabricação própria também em seus computadores e notebooks. O MacBook Air M1 foi um dos primeiros notebooks da empresa a receber o novo processador e chamou a atenção pela diferença de desempenho e eficiência comparada ao modelo com Intel.

O notebook não teve alterações em design, manteve a tela e memória RAM. No entanto, o processador M1 o deixou muito mais potente que o modelo anterior, além de dobrar a sua duração de bateria. Veja a seguir a ficha técnica e análise do MacBook Air M1.

Apple M1
Processador: Apple M1
Placa de Vídeo: M1
Memória: 8 GB
Tela: 13.3"
Armazenamento: 256gb
Sistema Operacional: OSX

MacBook Air M1: Design e construção

O MacBook Apple mantém o design de modelos antecessores

Design do MacBook Air M1
Design do MacBook Air M1. (Foto: Divulgação/Pocket lint)

Comparado ao seu antecessor, o MacBook Air M1 não mudou em nada seu design. A empresa continua apostando em uma aparência simples e discreto, com pintura toda lisa e com a clássica na parte externa da tampa.

O MacBook Air M1 tem carcaça em alumínio reciclável, que o torna leve e resistente. Ele pesa menos de 1,3 quilos e tem apenas 1,31 cm de espessura, sendo um notebook perfeito para quem precisa transportar o aparelho com frequência.

Nas partes laterais fica a entrada de áudio (fone e microfone) e as duas conexões Thunderbold/USB-4 do MacBook, um passo para trás quando comparado ao modelo com chip Intel que possui quatro conexões. O novo notebook Apple também possui bluetooth 5 e Wi-fi 6, para maior velocidade na conexão com internet.

MacBook Air M1: Tela

Esse MacBook Apple possui tela com alta fidelidade de cores

O MacBook Air M1 possui uma tela com resolução Full HD
O MacBook Air M1 possui uma tela com resolução Full HD. (Foto: Divulgação/Apple)

Esse notebook possui uma tela de 13,3 polegadas, com tecnologia IPS e resolução 2560 x 1600, uma espécie de Full HD da proporção 16:10. Para complementar a qualidade de imagem, ele possui tecnologia True Tone para ajustar a tonalidade da tela conforme a iluminação ambiente.

Além disso, o MacBook Air M1 tem suporte ao perfil P3 de cores, o que é excelente para quem trabalha com softwares que precisam de uma fidelidade maior de cores. A Apple sempre foi elogiada pela qualidade de tela dos seus produtos, e com o MacBook Air M1 não é diferente.

MacBook Air M1: Teclado, touchpad e som

O MacBook Apple possui touchpad com sensor de pressão

Teclado e touchpad do MacBook Air M1
Teclado e touchpad do MacBook Air M1. (Foto: Divulgação/Apple)

Esse notebook possui o teclado MAgic Keyboard, que usa a tecnologia “tesoura” nas teclas. Com deslocamento de 1 mm, a Apple ressalta que elas são macias e silenciosas, ideais para longos períodos de digitação. O touchpad é grande e tem sensores de pressão, que detectam a força do toque do usuário e aplica diferentes comandos de acordo com isso.

Esse notebook ainda tem uma touch bar acima do teclado, que pode ser usada como atalho para ferramentas de programas, linha do tempo em editores de vídeos, ou mesmo como um acesso rápido de emojis.

O MacBook Air M1 tem dois alto-falantes estéreos com certificação Dolby Atmos, que deixa o som mais potente sem perder a qualidade. A empresa também destaca os três microfones com filtragem espacial direcional, deixando a voz do usuário clara e sem ruídos.

MacBook Air M1: Hardware e desempenho

O chip M1 é o destaque do MacBook Apple

O chip M1 deixa o MacBook Air M1 mais potente que os modelos com Intel
O chip M1 deixa o MacBook Air M1 mais potente que os modelos com Intel. (Foto: Divulgação/Apple)

Agora chegamos no ponto que realmente interessa neste Macbook Air: o chip M1. Esse processador é de fabricação da própria Apple e tem oito núcleos, sendo quatro deles que trabalham em prol do desempenho do aparelho, e os outros quatro são focados na eficiência energética.

Esse chip também usa tecnologia Neural Engine (aprendizado de máquina) com 16 núcleos próprios para isso, o que otimiza o desempenho do aparelho de acordo com o tipo de uso de quem o estiver usando.

Com o MAcOS Big Sur é possível rodar apps do iPhone no MacBook Air M1
Com o MAcOS Big Sur é possível rodar apps do iPhone no MacBook Air M1. (Foto: Divulgação/Apple)

Outro ponto positivo é o MAcOS Big Sur, que consegue rodar os apps do iPhone e iPad direto no MacBook Air M1. Isso deixa o notebook ainda mais versátil, já que você não precisa ter um iPhone para conseguir trabalhar com algum aplicativo exclusivo para ele, por exemplo.

Desempenho gráfico do MacBook Air M1
Desempenho gráfico do MacBook Air M1. (Foto: Divulgação/Apple)

O M1 é um chip potente e que bate de frente com os processadores i9 de décima geração da Intel, se mostrando mais rápido que um iMAc 2020 de 27 polegadas, por exemplo. A GPU integrada Iris Plus também oferece uma excelente performance e chegou a mostrar resultados superiores a placas de vídeo dedicadas como a GTX 1050 Ti.

O MacBook Air M1 tem 8 GB de memória RAM, mas pode receber upgrades para até 16 GB. Seu SSD é no formato NVMe, que é mais rápido que o convencional, e pode receber upgrades para até 2 TB. Esse notebook pode ser encontrado em duas versões diferentes, uma com 256 GB de armazenamento interno e a outra com 512 GB.

MacBook Air M1: Bateria

A autonomia deste MacBook Apple chega a 20 horas!

Outra melhoria importante do MacBook Air M1 é a sua bateria. A fabricante afirma que o processador M1 tem a melhor eficiência do mundo, por isso esse notebook oferece até 20 horas de autonomia, o dobro quando comparado ao modelo com Intel.

Vale a pena comprar o MacBook Air M1?

Sem dúvidas os processadores M1 vieram para revolucionar a indústria de computadores e notebooks da Apple e oferecem um desempenho consideravelmente melhor que os modelos com Intel, então o MacBook Air M1 é a melhor opção para quem busca um aparelho potente, moderno e com mais autonomia de bateria.

É importante avaliar a diferença de preço deles para os modelos com Intel, mas no momento da publicação desta análise eles chegam a ser mais baratos, mostrando que a Apple está investindo pesado para que o MacBook Air M1 seja escolha absoluta dos consumidores.