Lenovo V15 82ME0004BR é bom? Veja a análise completa do notebook

Ter um i7 de 11° geração e placa de vídeo dedicada é o suficiente para fazer o Lenovo V15 82ME0004BR se dar bem no mercado? Descubra na nossa análise completa do notebook.
Redação
Redação Publicado em 11/10/2021

A linha V15 da Lenovo foi lançada em 2021 para atender aqueles que buscam notebooks com processadores da atual geração. A opção mais potente é o Lenovo V15 82ME0004BR, que chega equipado com processador i7 de 11° geração e placa de vídeo dedicada. A ideia é que ele seja uma boa opção para quem precisa rodar aplicações pesadas no trabalho.

Além do já citado acima, o V15 ainda conta com SSD instalado de fábrica e tem slot para HD, caso o usuário queira usar o armazenamento híbrido. O notebook ainda conta com 8 GB de memória RAM e tela com resolução Full HD. Veja a seguir a ficha técnica do Lenovo V15 82ME0004BR e, logo em seguida, confira a nossa análise do notebook.

Lenovo 82ME0004BR
Processador: Intel i7
Placa de Vídeo: GeForce® MX350
Memória: DDR4 8 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: 256gb
Sistema Operacional: Windows 10

Design e construção do Lenovo V15

Design do Lenovo V15
Design do Lenovo V15 (Imagem: Divulgação/Lenovo)

A Lenovo classifica o design do V15 como “moderno”, apesar de ele não ter nada de especial em seu visual. Sua aparência é básica e sem detalhes, com pintura toda lisa na parte externa e interna. As laterais do notebook são achatadas e as quinas arredondadas, o que dá um ar mais empresarial a ele.

O Lenovo V15 pesa cerca de 1,7 quilos e tem pouco menos de 2 cm de espessura quando fechado. A empresa não informa qual o material de construção do Chassi, e procurando por informações e reviews na internet, também não conseguimos encontrar essa informação.

O Lenovo V15 tem porta USB-C
O Lenovo V15 tem porta USB-C (Imagem: Divulgação/Lenovo)

Nas laterais temos as conexões do aparelho, sendo elas duas portas USB (3.2 e 2.0), uma porta USB-C 3.2 (apenas para transferência de dados), entrada de vídeo HDMI, conexão RJ-45 (ethernet) e um combo de áudio 3,5 mm. O Lenovo V15 ainda conta com Wi-Fi e Bluetooth 5.0.

Tela do Lenovo V15

Apesar da tela Full HD, o painel TN não agrada
Apesar da tela Full HD, o painel TN não agrada (Imagem: Divulgação/Lenovo)

A tela do Lenovo V15 tem 15,6 polegadas e resolução Full HD, fator positivo, pois os usuários podem curtir vídeos e filmes em alta resolução. As bordas finas melhoram a sensação de imersão, e o fato da tela abrir em 180° possibilita posicionar o notebook com o melhor ângulo para visualização das imagens.

O problema é que esse painel é feito na tecnologia TN, que tende a apresentar cores lavadas, brilho fraco e problemas de visualização justamente em diferentes ângulos. A tecnologia TN é usada para reduzir os custos do aparelho, mas acabam não entregando uma imagem tão boa quanto seria uma tela IPS, por exemplo.

Teclado, touchpad e som do Lenovo V15

O Lenovo V15 possui teclado com padrão brasileiro
O Lenovo V15 possui teclado com padrão brasileiro (Imagem: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo V15 possui teclado com padrão brasileiro, o que é um ponto positivo. Ele ainda conta com a parte numérica dedicada, recurso excelente para quem trabalha com números. O único ponto negativo é que não tem retroiluminação, o que torna praticamente impossível usar o notebook com a luz do quarto apagada, por exemplo.

A empresa destaca o touchpad com compatibilidade aos drivers de gestos do Windows, então você pode usar dois ou mais dedos para realizar diferentes comandos, o que melhora a usabilidade no dia a dia.

O V15 possui dois alto-falantes com certificação Dolby Audio, para que o usuário possa escutar o som em volumes mais altos sem distorções. No entanto, a experiência com fones de ouvido ainda deve ser a melhor escolha aqui.

Hardware e desempenho do Lenovo V15

O destaque do Lenovo V15 82ME0004BR é o i7 de 11° geração
O destaque do Lenovo V15 82ME0004BR é o i7 de 11° geração (Imagem: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo V15 82ME0004BR é o mais potente da linha V15 e usa o processador Intel i7 1165G7, um chip quad-core que trabalha com oito threads e alcança até 4,7 GHz com a tecnologia turbo. Se você só pretende usar o notebook para tarefas do dia a dia, a versão 82ME0000BR já é o suficiente, esse é para quem precisa rodar programas pesados e busca um bom desempenho nisso.

O processador i7 é uma boa opção que mescla economia e desempenho para softwares mais exigentes. No entanto, faltou o notebook chegar com mais memória RAM de fábrica, já que 8 GB, mesmo que com a velocidade de 3200MHz, pode não ser o suficiente para programas pesados. A boa notícia é que o usuário pode fazer um upgrade por conta própria, instalando mais 8 GB.

O V15 tem placa de vídeo dedicada com 2 GB de VRAM
O V15 tem placa de vídeo dedicada com 2 GB de VRAM (Imagem: Divulgação/Lenovo)

O armazenamento interno é de 256 GB em formato de SSD, outro ponto positivo do Lenovo V15 já que essa forma de armazenamento faz com que ele seja rápido no uso cotidiano, seja para iniciar, abrir programas, transferência de arquivos. O SSD é no formato M.2 e o usuário ainda pode fazer a instalação de um HD para usar o armazenamento híbrido.

Outra vantagem deste modelo perante a versão com i5 é a placa de vídeo dedicada, a GeForce MX350 com 2 GB de VRAM. Ela é um modelo de entrada, mas já ajuda no desempenho gráfico em ferramentas de trabalho ou mesmo para jogar.

Testes mostram que a MX350 consegue rodar jogos leves com excelente desempenho, ou mesmo títulos mais pesados, desde que você abaixe as configurações gráficas e esteja tranquilo em jogar com menos de 60 FPS.

Bateria do Lenovo V15

O Lenovo V15 possui duas células de 38 Wh, que rendem uma autonomia de até 5,5 horas. Consideramos que é um tempo pequeno, tendo em vista que ele ainda pode variar e vários concorrentes já entregam pelo menos 8 horas de bateria. Se você busca um notebook para ficar muito tempo sem se preocupar com tomada, talvez o V15 não seja a melhor opção.

Vale a pena comprar o Lenovo V15 82ME0004BR?

Não há dúvidas de que o Lenovo V15 82ME0004BR é um notebook potente, mas pelo preço que está sendo vendido no Brasil, deveria entregar mais. No momento da publicação dessa matéria ele custa *R$ 6.749, mas o único diferencial que traz quando comparado a maior parte dos concorrentes é o processador i7 de 11°geração. Pontos como a tela, memória RAM, placa de vídeo dedicada e bateria estão abaixo do que outros notebooks do mesmo valor entregam.

*Valor coletado no dia 29/08/2021.

A Lenovo investiu em um processador potente, mas teve que fazer alguns “cortes” para que o notebook não disparasse em valor. Isso resultou em um notebook caro que possui tela TFT, bateria que dura pouco, pouco armazenamento interno, entre outros “problemas”. Será que apenas ter um i7 de 11° geração compensa todos esses pontos negativos? Bem, não por esse valor.

Vale a pena investir no Lenovo V15 82ME0004BR se o seu preço diminuir um pouco, e pode ser que quando você estiver lendo essa análise, isso já tenha acontecido. Não estamos falando que o notebook é ruim, apenas que é possível encontrar opções melhores pelo valor citado acima.