Acer Predator Triton 300 é bom? Veja análise completa do novo notebook gamer da Acer

O Acer Predator Helios 300 é um notebook gamer ultra-fino que chega equipado com i7 de 11 geração e RTX 3060. Veja mais detalhes sobre o aparelho.
Redação
Redação Publicado em 30/06/2021

A nova “safra” de notebooks de alto-nível está começando a chegar no Brasil em 2021, e o Acer Predator Triton 300 (PT314-51s-72GN) é um deles. Ele possui processador da 11° geração, placa de vídeo da série RTX 3000 e um design compacto, que é o caminho que várias fabricantes estão seguindo para seus modelos gamer.

Isso o torna uma excelente opção para aqueles consumidores que precisam viajar muito com o notebook, mas não querem abrir mão de uma configuração de hardware “top de linha”. Nós preparamos uma análise completa para te mostrar todos os detalhes do Acer Predator Triton 300, além da sua ficha técnica completa!

Veja a seguir a análise do notebook gamer da Acer.

Acer PT314-51S-72GN
Processador: Intel i7
Placa de Vídeo: RTX 3060
Memória: DDR4 24 GB
Tela: 14"
Armazenamento: 1tb
Sistema Operacional: Windows 10

Acer Predator Triton 300: Design e construção

O Acer Predator Triton 300 tem um design simples
O Acer Predator Triton 300 tem um design simples. (Foto: Divulgação/Acer)

Cada vez mais as marcas estão aderindo ao visual mais “simplista” para os notebooks gamer, e o motivo disso provavelmente é a busca por conquistar os consumidores que também usarão eles em ambientes públicos e não querem ser o centro das atenções. O Acer Predator Triton 300 é um desses, e tem uma pintura totalmente lisa aliada a um formato “quadradão” com bordas arredondadas.

A parte externa da tampa possui detalhes de aço escovado, além da logo “Predator” bem ao canto. Apenas a parte inferior é feita de plástico, sendo o restante do chassi todo de metal, como se espera em um notebook de alto-nível.

Para não falar que o Acer Predator Triton 300 passa batido nos “detalhes gamer”, a sua saída de ar na parte traseira lembra possui o visual “trançado”, adotado por outros modelos da categoria.

Ele possui Wi-Fi 6 e porta Ethernet para conexão de alta velocidade
Ele possui Wi-Fi 6 e porta Ethernet para conexão de alta velocidade. (Foto: Divulgação/Acer)

Nas laterais temos duas portas USB-A 3.2, uma porta USB-C (Thunderbold 4), uma entrada de vídeo HDM! 2.1, combo de áudio (fone e microfone), porta RJ45 (ethernet) e entrada para o carregador. O notebook também conta com Wi-Fi 6 para conexão sem fio mais estável e rápida, além do bluetooth 5.1.

Acer Predator Triton 300: Tela

O Acer Predator Triton 300 possui tela com 144 Hz
O Acer Predator Triton 300 possui tela com 144 Hz. (Foto: Divulgação/Acer)

Por apostar em um “design ultra-fino”, a Acer reduziu o tamanho da tela do Predator Triton 300 para 14 polegadas, pouco menor que os 15,6 polegadas que geralmente é o padrão da categoria. Ele possui resolução Full HD e usa a tecnologia IPS, cujas características são cores mais vívidas, mais brilho e bons ângulos de visualização.

Assim como boa parte da concorrência, o painel do Acer Predator Triton 300 possui 144 Hz de taxa de atualização. O recurso faz com que as imagens atualizem mais vezes por segundo, assim os movimentos ficam mais naturais e fluídos. Isso também evita aqueles “borrões” que aparecem às vezes na tela enquanto estamos jogando.

Acer Predator Triton 300: Teclado, touchpad e som

O teclado do notebook Acer tem iluminação em 3 zonas diferentes
O teclado do notebook Acer tem iluminação em 3 zonas diferentes. (Foto: Divulgação/Acer)

O Acer Predator Triton 300 possui um teclado de membrana com padrão ABNT2 e três zonas de iluminação RGB, que podem ser controladas via software. A empresa também destaca a tecla Turbo Predator Sense, que serve para abrir rapidamente o programa que controla e monitora vários parâmetros do notebook.

O modelo gamer da Acer possui um touchpad com resistência a umidade, que suporta o recurso de multi-gestos do Windows e não tem zonas mortas. É um componente excelente para uso no dia a dia, trabalho e estudos, mas na hora de jogar ainda é recomendado que o usuário use um bom mouse.

Este notebook tem dois alto-falantes e recursos Acer TrueHarmony e DTS X: Ultra Audio. Com isso podemos esperar um som definido, com bom volume e com recursos “3D” para mais imersão.

Acer Predator Triton 300: hardware e desempenho

O Acer Predator Triton 300 usa processador de 11° geração
O Acer Predator Triton 300 usa processador de 11° geração. (Foto: Divulgação/Acer)

Este notebook usa o processador i7 11370H, um chip da nova geração com potência para dar e vender! Ele é quad-core, mas consegue chegar a oito threads graças à tecnologia Hyperthreading da fabricante. Além disso, sua frequência máxima chega a 4,8 GHz, um dos mais rápidos do mercado de notebooks.

Ao todo são 24 GB de memória RAM com 3200 MHz, sendo 8 GB soldado e 16 GB em módulo. O lado negativo aqui é que não é que para usar o notebook em dual-channel, é necessário reduzir a quantidade de memória para 16 GB. Como uma das memórias é soldada à placa mãe, o consumidor fica a mercê de apenas um slot, que aceita no máximo 16 GB.

Este notebook ainda possui um SSD de 1 TB no formato M.2 NVMe, que é mais rápido que os SSDs comuns. Diferente da memória RAM, é possível fazer um upgrade aqui e adicionar mais espaço de armazenamento, pois o Acer Predator Triton 300 possui outro slot M.2 disponível.

A combinação do processador, memória RAM e SSD de alta velocidade resulta em um notebook rápido, voltado para aqueles que desejam jogar alguns dos jogos mais exigentes do mercado, ou mesmo trabalhar com softwares pesados.

Acer Predator Triton 300: placa de vídeo

 A placa de vídeo RTX 3060 consegue rodar a maior parte dos jogos atuais com bom desempenho e gráficos acima do médio
A placa de vídeo RTX 3060 consegue rodar a maior parte dos jogos atuais com bom desempenho e gráficos acima do médio. (Foto: Divulgação/Acer)

Para que o Acer Predator Triton 300 seja potente nos jogos ou mesmo em softwares que dependam de um bom processamento gráfico, ele precisa de uma placa de vídeo dedicada à altura, e isso não é problema aqui. O aparelho usa uma RTX 3060, um modelo da nova geração que possui 6 GB de memória VRAM.

A placa não é a mais potente entre os modelos da série 3000, mas tem um desempenho consideravelmente superior aos modelos da série 2000. Em testes realizados com o notebook (que em outros países carrega a sigla SE), tivemos os seguintes resultados em jogos:

  • Call of Duty: Modern Warfare - 90 de FPS (em média)
  • Cs:GO - 280 de FPS (em média)
  • Doom Eternal - 113 de FPS (em média)
  • Jedi: Fallen Order - 65 de FPS (em média)
  • Rainbow Six siege - 142 de FPS (em média)
  • Red Dead Redemption II - 46 de FPS (em média)

Todos esses testes foram realizados com as configurações gráficas no máximo, por isso mesmo em games que não atingiram os 60 FPS, como é o caso do RDR II, você poderá diminuir algumas poucas configurações para ganhar mais desempenho.

O Acer Predator Triton 300 possui um desempenho um pouco inferior a outros que tenham a mesma configuração, pois o seu consumo de energia é limitado pelo processador a 75W. Isso é ruim para o desempenho, mas favorece o aparelho no controle de temperatura, pois temos que considerar que ele é um “ultra-book”, e não tem o mesmo “poder” de ventilação de outros modelos. A fabricante destaca as ventoinhas Aeroblade 3D de quinta geração, cujo novo design ajuda a ventilação a ser mais eficiente e silenciosa.

O Acer Predator Triton 300 tem refrigeração aprimorada com fan Aeroblade 3D
O Acer Predator Triton 300 tem refrigeração aprimorada com fan Aeroblade 3D. (Foto: Divulgação/Acer)

Acer Predator Triton 300: bateria

O Acer Predator Triton 300 tem uma bateria de 60Wh, e de acordo com a fabricante sua autonomia pode chegar até a 10 horas em uso moderado, e claro, sem jogar. É um bom tempo de autonomia, e com o carregador de 180W é esperado que o notebook precise de pouco tempo para estar completamente carregado.

Vale a pena comprar o Acer Predator Triton 300?

O Acer Predator Triton 300 é um notebook gamer para aqueles que buscam uma ficha técnica potente aliada a facilidade de poder levar o aparelho para qualquer lugar sem dificuldades. Como ele é compacto, leve e tem uma carcaça resistente, você não terá dificuldades para levá-lo ao trabalho ou em viagens, por exemplo, e ainda conseguirá rodar alguns dos softwares e jogos mais pesados do mercado.

No momento da publicação desta análise o Acer Predator Triton ainda não está disponível no Brasil, apesar de já ter uma página oficial no site da Acer. É esperado que o seu preço seja alto, já que ele é um notebook gamer de alto nível.