Avell B.On com i7 é bom? Veja a análise do notebook

O Avell B.On com i7 tem um hardware de cair o queixo embutido em um notebook leve e compacto. Veja a análise completa do modelo 2 em 1 da fabricante brasileira.
Redação
Redação Publicado em 14/10/2021

Nos últimos anos a Avell vem se tornando mais popular no mercado brasileiro, se tornando opção frequente para aqueles que buscam notebooks com alto desempenho. Buscando atender quem precisa de um bom modelo para trabalho, a empresa lançou a linha de notebooks Avell B.On, focados no uso comercial e que se destacam por terem processadores Intel de 11° geração.

O notebook que vamos analisar neste post é o Avell B.On com i7, a versão mais “parruda” da linha. Além do processador potente, ele também possui tela Full HD com touchscreen, acabamento em alumínio, bateria para até 16 horas de uso, entre outras características fundamentais para quem precisa de um bom aparelho para trabalho.

Confira abaixo a ficha técnica do Avell B.On com i7 e logo em seguida a nossa análise completa.

Avell
Processador: Intel i5
Placa de Vídeo: Intel Iris® Xe
Memória: LPDDR4X 16 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: 512gb
Sistema Operacional: Windows 10

Avell B.On: Design e acabamento

Design do Avell B.On com i7
Design do Avell B.On com i7. (Imagem: Divulgação/Avell)

O Avell B.On é um notebook que lembra muito alguns modelos do Macbook Pro, da Apple. Ele tem um formato mais “quadradão”  com laterais achadas e “quinas” arredondadas. Além disso, por ser um aparelho voltado para uso no trabalho, ele é leve, fino e compacto, então você não terá problemas em transportá-lo. Para não falar que o aparelho não conta com nenhum detalhe, tem uma pequena “fita” LED RGB embaixo do touchpad.

O chassi é feito em alumínio anodizado, que dá um visual mais robusto ao aparelho. As saídas de ar ficam na parte traseira, enquanto as conexões foram colocadas na lateral. Internamente o Avell B.On também segue sem detalhes, mas destacamos as bordas finas da tela, que o deixam ainda mais moderno e elegante.

O Avell B.On com i7 tem acabamento em alumínio
O Avell B.On com i7 tem acabamento em alumínio. (Imagem: Divulgação/Avell)

Ao todo são quatro microfones espalhados pelo corpo do notebook, então é esperado que a qualidade em chamadas de áudio seja excelente!  Ele também conta com dois alto-falantes, entrada HDMI (com HDCP), duas conexões USB-A 3.2, uma USB-C energizada com ThunderBolt 4 e conexão P3 para fone de ouvido (áudio e microfone unificados). Na parte de conexões sem fio ele possui Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

Avell B.On: Tela

O Avell B.On com i7 conta com tela touchscreen Full HD
O Avell B.On com i7 conta com tela touchscreen Full HD. (Imagem: Divulgação/Avell)

Esse notebook da Avell possui uma tela de 15,6 polegadas com bordas bem finas, o que ajuda na imersão de conteúdo do usuário. Ela usa a tecnologia WVA e cobre 100% do espectro de cores sRGB, excelente para quem trabalha com edição, por exemplo, e precisa de fidelidade de cores. Essa tela ainda cobre 72% do espectro NTSC, 63% do RGB Adobe e conta com resolução Full HD.

Outro detalhe importante é que a tela tem suporte ao touchscreen, então se você cansou de usar o mouse ou touchpad, pode simplesmente começar a usar o notebook como tablet, já que o painel abre em 180°. O Avell B.On é excelente para profissionais e também para o uso no dia a dia, principalmente se você está constantemente assistindo vídeos, ou adora assistir aquele filminho no fim de semana.

Avell B.On: Teclado, touchpad e som

O notebook da Avell tem teclado com padrão ABNT2
O notebook da Avell tem teclado com padrão ABNT2. (Imagem: Divulgação/Avell)

O Avell B.On possui teclado de membrana retroiluminado, então você poderá usá-lo durante a noite sem problema de ficar errando as teclas. Outra notícia positiva é o padrão ABNT2, já que o notebook é feito no Brasil. O único ponto negativo é que a empresa optou por não colocar o teclado numérico dedicado, então se você trabalha muito com números, talvez seja uma boa opção usar um teclado externo.

O notebook da fabricante brasileira tem touchpad com acabamento de vidro e que possui drivers Microsoft Precision, o que indica mais precisão nos toques e suporte aos recursos por gestos.

Ao todo são dois alto-falantes de 2W cada, sendo que o notebook é compatível com o software Intel HD Audio Smart Sound Technology. É esperado que o som seja bom, mas a experiência com fones de ouvido ainda será a melhor escolha.

Avell B.On: Hardware e desempenho

O processador i7 de 11° geração garante bom desempenho ao notebook da Avell
O processador i7 de 11° geração garante bom desempenho ao notebook da Avell. (Imagem: Divulgação/Avell)

Quando o assunto é hardware potente o Avell B.On não decepciona. Essa versão está equipada com o processador Intel i7 1165G7, um modelo de 11° geração que possui quatro núcleos, alcança até oito threads e chega a um clock de 4,7 GHz com a tecnologia turbo da empresa. É um chip indicado tanto para quem busca desempenho excelente no dia a dia, quanto para aqueles que pretendem rodar programas pesados, que exigem mais do notebook.

Para que o usuário não tenha problemas com “engasgos”, a empresa implementou 16 GB de memória RAM com 4266Mhz, quantidade dividida em dois módulos que trabalham no modo dual-channel. A Avell não fala se é possível fazer o upgrade de memória RAM na página do notebook.

Além de muita memória, o notebook Avell B.On usa SSD do tipo NVMe, que é ainda mais rápido que o convencional. Aqui o usuário possui três opções: 500 GB, 1 TB ou 2 TB, dependendo da versão escolhida no site da fabricante. Com esse SSD o notebook ligará em segundos, terá rápidas taxas de transmissão de arquivos e iniciará os programas rapidamente.

Com a placa de vídeo integrada Iris Xe, ele consegue rodar jogos leves
Com a placa de vídeo integrada Iris Xe, ele consegue rodar jogos leves. (Imagem: Divulgação/Avell)

Para completar o conjunto, temos a placa de vídeo Intel Xe Graphics com 96 núcleos de execução. É um modelo integrado que traz mais potência, indicado para jogos leves com boa qualidade gráfica ou mesmo programas de edição, por exemplo, o Photoshop. Claro, você não terá a performance de uma placa de vídeo dedicada, mas poderá jogar o seu FIFA, LoL, Fortnite, entre outros jogos.

Avell B.On: Bateria

Ao todo são até 16 horas de autonomia para o Avell B.On com i7
Ao todo são até 16 horas de autonomia para o Avell B.On com i7. (Imagem: Divulgação/Avell)

O Avell B.On possui bateria de quatro células, cujo valor total é de 4.830 mAh. De acordo com a fabricante, ele oferece até 11 horas de autonomia com Wi-fi ligado e brilho máximo, mas a autonomia pode chegar a 16 horas caso algumas configurações sejam reduzidas. Além disso, o aparelho ainda conta com suporte ao carregamento rápido, carregando de 20% a 90% em 90 minutos!

Vale a pena investir no Avell B.On com i7?

Obviamente o Avell B.On tem um excelente conjunto de hardware, mas os consumidores que buscam por esse tipo de notebook estão querendo mais do que apenas potência. É importante que o aparelho também tenha um bom acabamento, seja compacto e tenha bateria para várias horas, requisitos que também são atendidos pelo notebook. Para completar, ainda temos a tela com touchscreen, que o coloca no mercado de aparelhos 2 em 1.

Se você está buscando um notebook com as características acima, o Avell B.On com i7 é sim uma boa alternativa de compra, e o fato de ter processador i7 de 11° geração o tornará viável por vários anos. Se as suas prioridades giram em torno unicamente da potência que o notebook tem a oferecer,  existem opções da própria Avell que são mais potentes e custam o mesmo valor, como é o caso dos modelos da linha LIV.