Galaxy Book Pro 360 é bom? Veja a análise completa do notebook
Lançado em 2021, o Galaxy Book Pro 360 é o ultrabook da Samsung para quem procura um modelo 2 em 1, ou seja, que também pode ser usado na forma de tablet graças à tela touchscreen. No entanto, o aparelho também chama atenção por ter um hardware potente e ser muito compacto, com pouco mais de 1 cm de espessura e 1,4 quilo.
Essas e outras especificações fazem o Galaxy Book Pro 360 um dos melhores modelos da categoria no mercado brasileiro, e devido a isso o seu preço não é nada barato. Será que vale a pena gastar tanto dinheiro no notebook da Samsung, ou existem opções melhores no Brasil?
Veja abaixo a ficha técnica completa do aparelho e, logo em seguida, a nossa análise com as principais características do Galaxy Book Pro 360.
Galaxy Book Pro 360: Design e acabamento
O Galaxy Book Pro 360 possui um design “básico”, porém elegante. Seu acabamento não tem nenhum detalhe além da logo da empresa na parte externa da tampa. A pintura é toda lisa na cor Mystic Navy, que é um azul bem escuro. As bordas da tela são bem finas e adotam a cor preta.
A Samsung usa o slogan “Fino como um smartphone e poderoso como um PC” para se referir ao seu ultrabook, que tem apenas 11,5 de espessura quando está fechado, além de pesar 1,04 quilo. Tais fatores o facilitam de carregá-lo para qualquer lugar, e você não precisa se preocupar quanto a durabilidade do notebook, já que a carcaça é toda feita em alumínio anodizado e tem “padrão militar”.
Na lateral temos as três conexões USB do tipo C, uma delas com Thunderbolt 4. O notebook também conta com leitor de cartão microSD e entrada para fone de ouvido. Na parte de conexões sem fio o Galaxy Book Pro 360 conta com bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6, com suporte ao Wi-Fi 6E, tecnologia que ainda não é popular no Brasil.
Galaxy Book Pro 360: Tela e suporte a S Pen
A tela é o grande destaque do Galaxy Book Pro 360 e traz especificações excelentes! Ela usa a tecnologia Super AMOLED, popular em smartphones da própria fabricante, mas pouco usual em notebooks. Com o tamanho de 13,3 polegadas e bordas finas, o painel tem cores realistas, brilho forte e um excelente contraste, além de cobrir 120% do volume de cor DCI-P3.
A empresa também destaca o filtro de luz azul, para que os usuários tenham menos cansaço nos olhos após ficarem longas horas na frente do notebook. Para quem gosta de jogar, a tela possui apenas 0.2ms de tempo de resposta, além de um contraste HDR alto para deixar a imagem com cores vibrantes.
Além de todas essas características, a tela do Galaxy Book Pro 360 ainda conta touchscreen e pode ser girada em até 360 graus, o que o transforma em um tablet. Você pode usá-lo desse modo ou com a S Pen, a caneta inteligente da Samsung. Com esse acessório o usuário pode fazer desenhos, anotações ou mesmo usar em programas como o Photoshop, para facilitar a edição.
Galaxy Book Pro 360: Teclado, touchpad e som
O teclado do Galaxy Book Pro 360 é chamado pela empresa de “Pro Keyboard” e teve seu design redesenhado para oferecer ainda mais conforto e rapidez na digitação. As teclas são mais largas, curvas e possuem iluminação, excelente para quem vai trabalhar com o notebook, por exemplo.
Esse aparelho também conta com sensor biométrico, assim você pode desbloqueá-lo de forma rápida e segura. O touchpad ficou maior que modelos anteriores e suporta toques múltiplos, além de ser ainda mais preciso.
O Galaxy Book Pro 360 conta com dois alto-falantes Dolby Atmos de 1,5W cada, e a empresa promete uma excelente experiência de som. O microfone é embutido e tem tecnologia de cancelamento de ruído, para deixar a voz do usuário ainda mais limpa nas chamadas.
Galaxy Book Pro 360: Desempenho e hardware
Quando o assunto é desempenho, o Galaxy Book Pro 360 também se destaca. Ele usa o i7 1165G7, um chip da 11° geração que é quad-core, alcança até oito threads e tem clock máximo de 4,7 GHz. Na prática, todas essas especificações se resumem a um ótimo desempenho tanto para o usuário “casual” quanto para o mais “hardcore”, que pretende rodar programas pesados no dia a dia.
Outro fator que contribui para esse bom desempenho é os 16 GB de memória RAM, quantidade suficiente para que o Galaxy Book 360 não apresente engasgos mesmo na hora de abrir vários programas de uma vez, ou dezenas de guias de internet. A empresa não informa se é possível fazer o upgrade para mais memória RAM que o que já chega instalado de fábrica.
Para deixar o notebook ainda mais rápido, a Samsung implementou um SSD de 512 GB de armazenamento, esse que é no formato NVMe. Esse padrão é ainda mais rápido que os SSDs convencionais, por isso o Galaxy Book Pro 360 ligará em segundos, além de ter uma inicialização rápida dos programas e alta taxa de transferência de arquivos. A empresa cita um espaço de SSD NVMe adicional, caso o usuário queira ainda mais armazenamento.
Esse ultrabook não possui placa de vídeo dedicada, ele usa o modelo integrado Intel Iris Xe. É uma placa que tem um desempenho consideravelmente melhor que alguns modelos dedicados de entrada, mas não espere milagres. Você conseguirá rodar softwares gráficos com um bom desempenho e até alguns jogos leves, mas provavelmente terá problema ao executar games de última geração, por exemplo.
Galaxy Book Pro 360: Funções extras
O Galaxy Book Pro 360 chega com várias funções extras, boa parte delas envolvendo o fácil pareamento com dispositivos adicionais. Por exemplo, com o Smart Switch, o usuário pode transferir configurações, arquivos pessoais e aplicativos de um notebook antigo para o novo, tudo usando conexão sem fio.
O Samsung Notes também fica sincronizado entre os dispositivos Samsung e o notebook, então você pode acessá-las no aparelho ou mesmo terminar de preencher os textos nele. Com o app Link, o Galaxy Book Pro 360 fica sincronizado com o celular e até consegue abrir cinco apps do aparelho em sua própria tela.
O ultrabook também pode ser usado como segunda tela para o Galaxy Tab S7 e Tab S7 FE. Tem objetos inteligentes em casa? Com o Smartthings você controla todos eles pelo notebook. O pareamento com os fones TWS da empresa é rápido e fácil, e pode ser alternado a qualquer momento.
Galaxy Book Pro 360: Bateria
A Samsung promete “autonomia para o dia inteiro” com o Galaxy Book Pro 360, mas não fala especificamente quanto tempo a bateria dura. Ao nível de comparação, no Galaxy Book Pro a empresa promete até 20 horas por carga, sendo que ele possui um hardware idêntico ao desse aparelho. No entanto, esse usa tela Super AMOLED, o que deve consumir um pouco mais de energia.
A empresa também cita o carregamento turbo, mas novamente não dá detalhes técnicos da função, apenas citando que o notebook carrega via USB-C, é compatível com carregadores da linha Galaxy A e acompanha um carregador de 65W. No Galaxy Pro convencional a promessa é de 8 horas de carga com apenas 30 minutos na bateria, mas não sabemos se isso foi mantido na versão 360.
Vale a pena comprar o Galaxy Book Pro 360?
O mercado de computadores 2 em 1 ainda está evoluindo, por isso boa parte dos aparelhos que possuem hardwares potentes, como é o caso do Galaxy Book Pro 360, são bem caros. Aqui não é diferente, e considerando o acabamento premium, processador i7 de última geração, tela AMOLED, entre outras especificações da ficha técnica, já era de se esperar que o aparelho da Samsung custasse um valor bem salgado.
Se você está em busca especificamente de um notebook 2 em 1, essa é uma das melhores opções do mercado e com certeza vai surpreender em relação à qualidade. No entanto, se o recurso de tela touch for apenas um “adicional” para você, não vale a pena investir no Galaxy Book Pro 360, já que o Galaxy Book Pro convencional tem o mesmo hardware e custa consideravelmente mais barato.