Lenovo Yoga 7i 82LW0000BR vale a pena? Veja a análise completa do notebook 2 em 1

O Lenovo Yoga 7i 82LW0000BR é um notebook 2 em 1 com chassi de metal, processador 11° geração e bateria para 16 horas de uso! Veja a nossa análise do modelo.
Redação
Redação Publicado em 26/07/2021

Os notebooks 2 em 1 ainda não são populares aqui no Brasil, mas a Lenovo quer mudar isso e continua trazendo alguns dos seus principais modelos para cá. Um deles é o Lenovo Yoga 7i 82LW0000BR, uma opção moderna e que usa processador de 11° geração. Além disso, o aparelho traz toda a praticidade da tela touch, que o transforma em um tablet em poucos segundos.

O modelo 2 em 1 da Lenovo ainda traz carcaça toda de metal, bateria para 16 horas de uso e uma tela com resolução Full HD. Quer saber mais detalhes do Lenovo Yoga 7i? Veja abaixo a sua ficha técnica e, logo em seguida, a nossa análise completa do notebook com tela touch da fabricante.

Lenovo 82LW0000BR
Processador: Intel i5
Placa de Vídeo: Intel Iris® Xe
Memória: DDR4 8 GB
Tela: 14"
Armazenamento: 256gb
Sistema Operacional: Windows 10

Lenovo Yoga 7i: Design

Design do Lenovo Yoga 7i
Design do Lenovo Yoga 7i. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo Yoga 7i é um notebook que possui design simples, sem detalhes em sua aparência. Seu design é um pouco mais “quadrado” e até lembra alguns notebooks antigos. A traseira é toda lisa e o acabamento é feito em metal, informação que não consta no site da fabricante, mas é divulgada por sites que já tiveram o aparelho em mãos. Vale destacar que esse notebook 2 em 1 é consideravelmente leve, pesando pouco mais de 1,4 quilos.

Os alto-falantes ficam na parte interna, um de cada lado do teclado. Essa escolha resolve o problema de “som abafado” que alguns modelos têm quando o alto-falante está na parte inferior, mas aqui pode ser que alguns usuários fiquem com a mão em cima das saídas de som, pelo menos até se acostumarem com o design do aparelho.

Conexões USB do Lenovo Yoga 7i
Conexões USB do Lenovo Yoga 7i. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Nas laterais temos as conexões USB, sendo uma USB-A 3.1  e duas USB-C, que também funcionam como Thunderbolt 4, DisplayPort e entrada para carregamento. Além dessas, ele também tem um combo de áudio (fone e microfone). O Yoga 7i ainda conta com Wi-Fi 6 para mais velocidade na conexão com internet, além de Bluetooth 5.0.

Lenovo Yoga 7i: Tela

O Lenovo Yoga 7i possui tela touch
O Lenovo Yoga 7i possui tela touch. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O maior destaque do Lenovo Yoga 7i é a sua tela. Ela tem 14 polegadas, resolução Full HD e painel touchscreen com multitoque, para que ele possa ser usado na forma de tablet. A Lenovo ainda faz propaganda de uma caneta digitalizadora, que o usuário pode usar para fazer anotações, navegar pelas ferramentas do Yoga 7i, fazer desenhos, entre outras coisas. No entanto, não fica claro se o acessório acompanha o notebook.

Também é válido destacar a tecnologia de fabricação da tela, o WVA, que nada mais é que um IPS com um nome diferente. Dessa forma, podemos esperar por cores mais vívidas e fiéis, brilho alto e bons ângulos de visão.

Lenovo Yoga 7i: Teclado, touchpad e som

O notebook da Lenovo tem teclado com padrão brasileiro
O notebook da Lenovo tem teclado com padrão brasileiro. (Foto: Divulgação/Lenovo)

A boa notícia é que o teclado tem padrão brasileiro (com Ç), então você não precisará passar raiva para se acostumar a digitar novamente, como acontece em notebooks com padrão americano. Todas as teclas são retroiluminadas para que o usuário as encontre facilmente, então o único ponto negativo é a falta de um teclado numérico dedicado, recurso que é importante principalmente para quem usa muito os números.

O touchpad é grande e inteiriço, ou seja, não possui os botões separados da área de contato. A empresa não dá destaque para o componente no anúncio, então é esperado que ele tenha um desempenho padrão da categoria.

Já os dois alto-falantes são de 2W cada e possuem a tecnologia Dolby Atmos, que melhora a qualidade de som. O Lenovo Yoga 7i oferece um bom volume e poucas distorções no áudio de acordo com testes técnicos, então deverá ser uma boa opção para quem gosta de escutar música ou mesmo assistir a um filme sem fones de ouvido.

Lenovo Yoga 7i: Hardware e desempenho

O Lenovo Yoga 7i usa um processador de 11° geração
O Lenovo Yoga 7i usa um processador de 11° geração. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Vale lembrar que a versão desta análise é a 82LW0000BR, que chega equipada com o Intel i5 1135G7. É um processador de última geração, que possui quatro núcleos, oito threads e alcança até 4,2 GHz em seu modo turbo. Com esse chip o yoga 7i conseguirá rodar desde tarefas leves do dia a dia até mesmo alguns programas pesados, como é o caso do Photoshop ou mesmo alguns editores de vídeo.

Essa versão possui 8 GB de memória RAM com 3200MHz de velocidade, e o módulo é soldado. Um problema aqui é que o Lenovo Yoga 7i não aceita upgrade de memória RAM, então o consumidor deve escolher a sua versão com atenção, pois caso precise de mais RAM, não poderá aumentá-la. Isso acaba sendo um ponto negativo, já que no site da Lenovo aqui no Brasil todos os modelos possuem apenas 8 GB de RAM.

A memória RAM do Lenovo Yoga 7i não é expansível
A memória RAM do Lenovo Yoga 7i não é expansível. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo Yoga 7i tem um SSD de 256 GB em formato NVMe, que é ainda mais rápido que o SSD convencional. Velocidade de transmissão de dados não é um problema aqui, mas o espaço de armazenamento pode ser. A notícia positiva é que, diferente da memória RAM, o usuário pode retirar o SSD e instalar um com mais capacidade, apesar de a fabricante não informar qual o máximo que o aparelho suporta.

A placa de vídeo é uma Iris Xe integrada ao processador. Ela não tem o desempenho de uma GPU dedicada, mas quebra o galho para as tarefas que o notebook se propõe, conseguindo até rodar alguns jogos leves com bom desempenho, como é o caso do LoL, Valorant e até mesmo Fortnite.   

Lenovo Yoga 7i: Bateria

O Lenovo Yoga 7i tem bateria com autonomia de 16 horas
O Lenovo Yoga 7i tem bateria com autonomia de 16 horas. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo Yoga 7i possui uma bateria com quatro células de 71Wh, cuja autonomia estimada pela empresa é de 16 horas! Procurando por reviews do aparelho, encontramos que em teste de uso real ele chega a 10 horas de autonomia e demora cerca de 1,5 hora para carregar, dados que já são excelentes, mesmo sendo abaixo do prometido.

Vale a pena comprar o Lenovo Yoga 7i?

O Lenovo Yoga 7i é um notebook leve, com hardware potente e que tem a vantagem de ser 2 em 1, o que o torna muito prático para várias tarefas. No entanto, o preço disso não é nada barato aqui no Brasil. O modelo 82LW0000BR, por exemplo, custa em torno de R$ 6.374, valor superior a outros notebooks que possuem configurações mais potentes.

No entanto, o foco do aparelho da Lenovo não é oferecer o hardware mais potente, mas sim uma experiência completa que une bom desempenho com uma usabilidade diferenciada. Se você está em busca de um notebook 2 em 1 de boa qualidade e está disposto a pagar um pouco mais, o Lenovo Yoga 7i com certeza é uma excelente opção de compra no Brasil.

*Valor coletado no dia 16/07.