Lenovo V15 82ME0000BR é bom? Veja a análise completa do notebook

O Lenovo V15 (82ME0000BR) é um notebook com i5 de 11° geração que busca oferecer um bom desempenho tanto no dia a dia quanto em softwares pesados.
Redação
Redação Publicado em 11/10/2021

A linha V da Lenovo é pouco conhecida pelos consumidores brasileiros e foi praticamente ofuscada pelos modelos IdeaPad. A fabricante busca mudar isso, por isso lançou mais duas opções do Lenovo V15 aqui no Brasil. O notebook que vamos abordar nesta análise é o Lenovo V15 82ME0000BR, o mais “básico” entre os modelos de 2021, mas que também tem o processador 15 de 11° geração.

Além do chip moderno, o Lenovo V15 82ME0000BR possui uma tela Full HD e já chega com armazenamento em formato de SSD. No entanto, o seu preço de lançamento o torna uma opção pouco viável, considerando que ele é um intermediário.

Veja a seguir a ficha técnica completa do Lenovo V15 82ME0000BR e, logo em seguida, confira a nossa análise do produto.

Lenovo 82ME0000BR
Processador: Intel i5
Placa de Vídeo: Intel Iris® Xe
Memória: DDR4 8 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: 256gb
Sistema Operacional: Windows 10

Design e construção do Lenovo V15

Design do Lenovo V15
Design do Lenovo V15 (Imagem: Divulgação/Lenovo)

A Lenovo optou por um design “moderno” para o V15, conforme ela mesma cita na página do produto. É um visual básico e sem detalhes, com pintura toda lisa na parte externa que se estende para a parte interna. Além disso, o notebook tem bordas achatadas e quinas arredondadas, que dá um ar mais “empresarial” a ele.

O Lenovo V15 pesa cerca de 1,7 quilos e tem pouco menos de 2 cm de espessura quando fechado. A empresa não informa qual o material de construção do Chassi, e procurando por informações e reviews na internet, também não conseguimos encontrar essa informação.

O Lenovo V15 tem porta USB-C
O Lenovo V15 tem porta USB-C (Imagem: Divulgação/Lenovo)

Nas laterais temos as conexões do aparelho, sendo elas duas portas USB (3.2 e 2.0), uma porta USB-C 3.2 (apenas para transferência de dados), entrada de vídeo HDMI, conexão RJ-45 (ethernet) e um combo de áudio 3,5 mm. O Lenovo V15 ainda conta com Wi-Fi e Bluetooth 5.0.

Tela do Lenovo V15

Apesar da tela Full HD, o painel TN não agrada
Apesar da tela Full HD, o painel TN não agrada (Imagem: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo V15 possui uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD para imagens em alta resolução. A empresa destaca as bordas finas que dão uma sensação reforçada de imersão ao usuário, além do sistema antirreflexo. A tela abre em 180°, assim você pode encontrar o melhor ângulo de visualização.

O problema é que esse painel é feito na tecnologia TN, que tende a apresentar cores lavadas, brilho fraco e problemas de visualização justamente em diferentes ângulos. A tecnologia TN é usada para reduzir os custos do aparelho, mas acabam não entregando uma imagem tão boa quanto seria uma tela IPS, por exemplo.

Teclado, touchpad e som do Lenovo V15

O Lenovo V15 possui teclado com padrão brasileiro
O Lenovo V15 possui teclado com padrão brasileiro (Imagem: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo V15 possui teclado com padrão brasileiro, o que é um ponto positivo. Ele ainda conta com a parte numérica dedicada, recurso excelente para quem trabalha com números. O único ponto negativo é que não tem retroiluminação, o que torna praticamente impossível usar o notebook com a luz do quarto apagada, por exemplo.

A empresa destaca o touchpad com compatibilidade aos drivers de gestos do Windows, então você pode usar dois ou mais dedos para realizar diferentes comandos, o que melhora a usabilidade no dia a dia.

O V15 possui dois alto-falantes com certificação Dolby Audio, para que o usuário possa escutar o som em volumes mais altos sem distorções. No entanto, a experiência com fones de ouvido ainda deve ser a melhor escolha aqui.

Hardware e desempenho do Lenovo V15

O destaque do Lenovo V15 é o i5 de 11° geração
O destaque do Lenovo V15 é o i5 de 11° geração (Imagem: Divulgação/Lenovo)

Essa análise é do Lenovo V15 82ME0000BR, a versão com Intel i5 da linha. O chip que equipa esse modelo é o i5 1135G7, um quad-core que roda com oito threads e tem clock máximo de 4,2 GHz. É um processador que se encaixa na linha intermediária da Intel para 2021, por isso é indicado para tarefas do dia a dia, apesar de ter potência o suficiente para rodar alguns softwares mais exigentes.

Ao todo são 8 GB de memória RAM soldada de 3200MHz, mas o Lenovo V15 aceita upgrades para até 16 GB de RAM. Os 8 GB são o suficiente para uso “moderado”, mas o notebook ainda pode apresentar engasgos se você abrir vários programas de uma vez, ou mesmo dezenas de abas de internet.

Esse notebook já chega com SSD de fábrica
Esse notebook já chega com SSD de fábrica (Imagem: Divulgação/Lenovo)

O armazenamento interno é de 256 GB em formato de SSD, outro ponto positivo do Lenovo V15 já que essa forma de armazenamento faz com que ele seja rápido no uso cotidiano, seja para iniciar, abrir programas, transferência de arquivos. O SSD é no formato M.2 e o usuário ainda pode fazer a instalação de um HD para usar o armazenamento híbrido.

Essa versão específica usa a placa de vídeo Intel Iris XE Graphics, um modelo integrado ao processador. Você até vai conseguir rodar jogos leves como o League of Legends ou Valorant com alguns ajustes de gráfico, mas em títulos mais pesados ou mesmo softwares que precisem de mais poder gráfico, não recomendamos o uso.

Bateria do Lenovo V15

O Lenovo V15 possui duas células de 38Wh, que rendem uma autonomia de até 5,5 horas. Consideramos que é um tempo pequeno, tendo em vista que ele ainda pode variar e vários concorrentes já entregam pelo menos 8 horas de bateria. Se você busca um notebook para ficar muito tempo sem se preocupar com tomada, talvez o V15 não seja a melhor opção.

Vale a pena comprar o Lenovo V15 82ME0000BR?

O principal ponto positivo do Lenovo V15 82ME0000BR é justamente o processador de 11° geração, mas o restante do seu conjunto não impressiona. Apesar de ser Full HD, a tela usa tecnologia TN, enquanto a bateria tem autonomia abaixo de quase todos os concorrentes. Tais fatores colocam ele como um notebook intermediário, mas com o preço bem acima de opções intermediárias.

Essa análise está sendo publicada pouco depois do lançamento do V15 no Brasil, e no momento ele pode ser encontrado a partir de *R$ 5.199. Mesmo com todos os pontos positivos da sua ficha técnica, ainda é um valor acima do que ele realmente vale, tendo em vista que é possível encontrar opções com placa de vídeo dedicada e mais baratas, mesmo que elas não tenham o processador de 11° geração.

Dessa forma, recomendamos esperar o preço baixar um pouco, para que aí sim, o Lenovo V15 se torne uma boa opção de compra.