Macbook Air MQD32BZ/A ainda vale a pena? Veja a análise do notebook da Apple
Comprar produtos da Apple no Brasil não é nada barato, por isso a estratégia de muitos consumidores é pegar versões “antigas”, que vão barateando com o tempo. No ramo dos notebooks, o Macbook Air MQD32BZ/A ainda faz sucesso mesmo tendo sido lançado em 2017, justamente por ser o notebook mais “acessível” da empresa no momento.
Ele possui processador i5 dual-core, SSD de fábrica e 8 GB de memória RAM, configuração que, junto ao MacOS (sistema operacional), ainda entrega um ótimo desempenho para o uso no dia a dia, que é o que muitas pessoas precisam para trabalhar, estudar ou mesmo navegar na internet.
O Guia dos Notebooks preparou uma análise completa deste modelo junto à sua ficha técnica! Veja a seguir se o Macbook Air MQD32BZ/A ainda vale a pena.
Design
A Apple opta por não fazer grandes mudanças nas aparências dos seus notebooks, por isso mesmo sendo de 2017, esse Macbook Air ainda tem um visual parecido com os atuais. Ele é compacto e tem sua carcaça toda feita de alumínio, que o deixa resistente e leve. As bordas não são tão finas quanto os modelos atuais, mas já mostram que a Apple havia entendido a tendência de design naquela época.
Sua carcaça é toda prateada e lisa sem nenhum detalhe além da clássica maça que fica na parte traseira. Nas partes laterais ficam suas entradas e conexões, sendo duas portas USB 3.0, uma Thunderbold 2, um combo de áudio (fone e microfone) e leitor de cartões microSDXC. Ele também possui conexão sem fio e bluetooth 4.
Tela
A proposta do Macbook Air MQD32BZ/A é ser um aparelho pequeno, por isso a tela deste tem 13,3 polegadas e resolução 1440 x 900, que é melhor que a HD, mas não chega a ser Full HD. Um ponto positivo para quem precisa de fidelidade de cores é que essa telacobre um espectro de até um milhão de cores, então mesmo ela não tendo alta resolução, ainda se sobressai à qualquer concorrente com tela HD.
Teclado, Touchpad e Som
Por ser um notebook compacto, ele não tem o teclado numérico dedicado, então se você faz muito o uso desse recurso, precisará se “reeducar” na digitação. Além disso, o layout do teclado não é ABNT2, por isso a falta de Ç e acentos pode ser um problema para alguns consumidores. Fora esses detalhes, as teclas são macias, confortáveis e favorecem uma digitação rápida e silenciosa, além de serem retroiluminadas.
O touchpad é grande e fica camuflado no prateado que da cor ao chassi. Ele tem uma boa precisão e conta com vários comandos por gestos próprios do sistema da Apple, o que deixa a navegação e uso de programas ainda mais prática.
O Macbook Air MQD32BZ/A possui um som “ok”, que acaba sendo um pouco abafado, já que ops alto-falantes ficam embaixo do teclado. Se você deseja uma melhor experiência sonora, o uso de fones ainda é o ideal.
Desempenho
Esse MacBook Air usa um processador Intel de quinta geração, o modelo i5-5350U. Ele é dual-core, tem clock de 1,8 GHz e um boost que o faz alcançar até 2,9 GHz. É um processador relativamente defasado, mas o sistema operacional da Apple (MacOS) tem uma otimização tão boa que faz com que esse aparelho tenha um desempenho satisfatório mesmo em pleno 2021!
Claro que estamos falando de um notebook para o uso no dia a dia, ou mesmo em softwares como o Photoshop ao nível amador (sem muitos efeitos e camadas), mas o fato é que esse notebook entrega um desempenho muito melhor do que qualquer aparelho com o mesmo processador atualmente.
Sua memória RAM é de 8 GB, o que está ótimo para o uso que citamos anteriormente. O armazenamento interno é de 128 GB, mas ele pode ser encontrado em versões de 256 GB e 512 GB também. O SSD deixa o Macbook Air MQD32BZ/A rápido para iniciar ou abrir os programas, mas a falta de espaço pode ser um problema para alguns que precisam guardar mais arquivos no aparelho.
Bateria
Outro ponto positivo do Macbook Air é a sua bateria, que chega à 10 horas de uso em tarefas moderadas. É uma autonomia maior que boa parte dos notebooks atuais, e ele leva menos de duas horas para se recarregar completamente.
Vale a pena comprar o Macbook Air MQD32BZ/A?
Apesar de ser de 2017, o Macbook Air MQD32BZ/A ainda possui mais pontos positivos do que negativos, e ainda entrega um bom desempenho atualmente, então quanto a isso você não precisa ter preocupações. O problema é que, mesmo sendo um modelo antigo que já nem é vendido e fabricado pela Apple mais, ele continua custando caro no mercado brasileiro.
Se o seu foco é ter um aparelho com boas configurações pelo preço que está pagando, é possível encontrar vários notebooks mais potentes e atuais (com Windows) que custam o mesmo valor. Esse notebook é para aqueles que fazem questão de ter um modelo da Apple “custe o que custar”, já que ele é o mais “acessível” da categoria.