Lenovo Yoga 7i 82LW0001BR vale a pena? Veja a análise completa do notebook 2 em 1

Que tal usar o seu notebook também como tablet? O Lenovo Yoga 7i 82LW0001BR possui tela touch, processador de 11° geração e bateria com 16 horas de duração!
Redação
Redação Publicado em 26/07/2021

Os tablets são aparelhos mais práticos para uso no dia a dia, principalmente para navegação na internet. No entanto, boa parte deles não tem a potência de um notebook, e para resolver isso a Lenovo está investindo em notebooks 2 em 1, que trazem a potência da categoria aliada a tela touch de um tablet. Um dos modelos mais potentes da empresa aqui no Brasil é o Yoga 7i 82LW0001BR.

Ele possui carcaça de metal, é leve e compacto. Seu processador é um i7 de 11° geração, que aliado ao SSD de alta velocidade, oferece um desempenho incrível no dia a dia e até para programas pesados. O destaque do Yoga 7i é a sua tela, com resolução Full HD e touchscreen multitoque.

Tantas qualidades custam caro aqui no país, então será que vale a pena investir no Lenovo Yoga 7i? Confira abaixo a ficha técnica do aparelho e logo em seguida uma análise completa com as suas principais características.

Lenovo 82LW0001BR
Processador: Intel i7
Placa de Vídeo: Intel Iris® Xe
Memória: DDR4 8 GB
Tela: 14"
Armazenamento: 256gb
Sistema Operacional: Windows 10

Lenovo Yoga 7i: Design

Design do Lenovo Yoga 7i
Design do Lenovo Yoga 7i. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O Lenovo Yoga 7i é um notebook que possui design simples, sem detalhes em sua aparência. Com design um pouco mais “quadrado”, ele lembra alguns modelos antigos. A traseira é toda lisa e o acabamento é feito em metal, informação que não consta no site da fabricante, mas é divulgada por sites que já tiveram o aparelho em mãos. Vale destacar que esse notebook 2 em 1 é consideravelmente leve, pesando pouco mais de 1,4 quilos.

Os alto-falantes ficam na parte interna superior, um de cada lado do teclado. Essa escolha resolve o problema de “som abafado” que alguns modelos têm quando o alto-falante está na parte inferior, mas aqui pode ser que alguns usuários fiquem com a mão em cima das saídas de som, pelo menos até se acostumarem com o design do aparelho.

Conexões USB do Lenovo Yoga 7i
Conexões USB do Lenovo Yoga 7i. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Nas laterais temos as conexões USB, sendo uma USB-A 3.1  e duas USB-C, que também funcionam como Thunderbolt 4, DisplayPort e entrada para carregamento. Além disso, ele também tem um combo de áudio (fone e microfone). O Yoga 7i ainda conta com Wi-Fi 6 para mais velocidade na conexão com internet, além de Bluetooth 5.0.

Lenovo Yoga 7i: Tela

O Lenovo Yoga 7i possui tela touch
O Lenovo Yoga 7i possui tela touch. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O diferencial do Lenovo Yoga 7i é a sua tela com touchscreen. Ela possui 14 polegadas, suporta o multitoque e possui resolução Full HD, excelente para quem gosta de assistir vídeos e séries. A ideia é que o notebook possa ser dobrado e usado como um tablet, por isso tem até uma caneta digitalizadora, que o usuário pode usar para fazer anotações, navegar pelas ferramentas do aparelho, fazer desenhos, entre outras coisas. No entanto, não fica claro se o acessório acompanha o notebook.

Também é válido destacar a tecnologia de fabricação da tela, o WVA, que nada mais é que um IPS com um nome diferente. Dessa forma, podemos esperar por cores mais vívidas e fiéis, brilho alto e bons ângulos de visão.

Lenovo Yoga 7i: Teclado, touchpad e som

O notebook da Lenovo tem teclado com padrão brasileiro
O notebook da Lenovo tem teclado com padrão brasileiro. (Foto: Divulgação/Lenovo)

A boa notícia é que o teclado tem padrão brasileiro (com Ç), então você não precisará passar raiva para se acostumar a digitar novamente, como acontece em notebooks com padrão americano. Todas as teclas são retroiluminadas para que o usuário as encontre facilmente, então o único ponto negativo é a falta de um teclado numérico dedicado, recurso que é importante principalmente para quem usa muito os números.

O touchpad é grande e inteiriço, ou seja, não possui os botões separados da área de contato. A empresa não dá destaque para o componente no anúncio, então é esperado que ele tenha um desempenho padrão da categoria.

Já os dois alto-falantes são de 2W cada e possuem a tecnologia Dolby Atmos, que melhora a qualidade de som. O Lenovo Yoga 7i oferece um bom volume e poucas distorções no áudio de acordo com testes técnicos, então deverá ser uma boa opção para quem gosta de escutar música ou mesmo assistir a um filme sem fones de ouvido.

Lenovo Yoga 7i: Hardware e desempenho

O Lenovo Yoga 7i usa um processador de 11° geração
O Lenovo Yoga 7i usa um processador de 11° geração. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Este modelo do Lenovo Yoga 7i é o 82LW0001BR, que chega com o processador Intel i7 1165G7. É um chip quad-core que tem oito threads e alcança até 4,7 GHz, indicado para quem deseja rodar tarefas mais pesadas, incluindo softwares de edição de foto, vídeo, modelagem 3D, entre outros. Além de boa performance, uma das características deste processador é apresentar boa economia de energia.

Um ponto negativo do Lenovo Yoga 7i é a sua memória RAM, de apenas 8 GB (com 3200MHz). Isso não seria um problema se o usuário pudesse fazer o upgrade, mas como o módulo é soldado e não há slot livre de RAM, isso não é possível. Dessa forma, o consumidor acaba ficando a mercê do desempenho do aparelho com apenas 8 GB. Em outros países existe uma versão dele com mais RAM, essa que não chegou no Brasil.

A memória RAM do Lenovo Yoga 7i não é expansível
A memória RAM do Lenovo Yoga 7i não é expansível. (Foto: Divulgação/Lenovo)

O notebook da Lenovo já chega equipado com SSD de fábrica, que dá ainda mais velocidade na hora de ligar o PC, iniciar programas, entre outras coisas. É um SSD de 256 GB no formato NVMe, que é ainda mais rápido que o convencional. Diferente da memória RAM, aqui é possível retirar o componente e colocar um com maior capacidade, mas a fabricante não informa qual o máximo suportado pelo Yoga 7i.

A placa de vídeo é uma Iris Xe integrada ao processador. Ela não tem o desempenho de uma GPU dedicada, mas quebra o galho para as tarefas que o notebook se propõe, conseguindo até rodar alguns jogos leves com bom desempenho, como é o caso do LoL, Valorant e até mesmo Fortnite.   

Lenovo Yoga 7i: Bateria

O Lenovo Yoga 7i tem bateria com autonomia de 16 horas
O Lenovo Yoga 7i tem bateria com autonomia de 16 horas. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Lembra que falamos sobre o processador oferecer uma boa economia de energia? O Lenovo Yoga 7i tem uma bateria de quatro células de 71Wh, cuja autonomia estimada pela fabricante é de 16 horas. Claro, esse tempo deve variar conforme o seu tipo de uso, por isso alguns reviews mostram que em situações do dia a dia o aparelho oferece cerca de 10 horas de autonomia, demorando cerca de 1,5 horas para carregar novamente.

Vale a pena comprar o Lenovo Yoga 7i?

Não há dúvidas que a Lenovo caprichou em quase tudo no Yoga 7i. Ele possui carcaça de metal, processador i7 de 11° geração e ainda conta com uma tela Full HD que tem touchscreen integrado. A cereja do bolo é a bateria, cuja autonomia prometida é de até 16 horas em uso direto!

No entanto, o notebook 2 em 1 tem os seus problemas, um deles a falta de opção de upgrade na memória RAM, o que é importante para usuários que vão rodar softwares pesados. Outro problema é o preço do Yoga 7i aqui no Brasil, que é muito caro considerando o seu hardware.

Claro, temos que considerar que notebooks 2 em 1 são mais caros que os convencionais, mas a não ser que o touch seja de suma importância, compensa mais investir em outros modelos da própria empresa, como é o caso do Lenovo Legion 5i, que está equipado com a placa de vídeo RTX 2060.

Se valor não é um problema e você deseja investir em um bom notebook 2 em 1, pode ter certeza que o Lenovo Yoga 7i é um dos melhores do mercado!