Galaxy book Pro é bom? Veja a análise completa do notebook

Para quem está procurando um ultrabook potente, o Galaxy Book Pro tem processador i7 de 11°, tela AMOLED e pesa pouco mais de 1 quilo!
Redação
Redação Publicado em 17/08/2021

Em 2021 a Samsung lançou no Brasil os novos modelos da sua linha Galaxy Book, sendo eles o Galaxy Book Pro (que vamos falar hoje) e o Galaxy Book Pro 360, que possui tela touch. A ideia da empresa é entregar ao usuário um ultrabook (fino, leve e compacto) com hardware de alto-nível, para rodar alguns dos programas mais pesados do mercado com ótimo desempenho.

Além disso, a empresa foca em recursos de pareamento com celulares e outros dispositivos, além de adotar a tecnologia AMOLED para a tela do aparelho, algo que é comum em smartphones, mas ainda não tão popular nos notebooks. Obviamente o Galaxy Book Pro não é nada barato, mas será que o ultrabook da Samsung vale a pena o investimento em 2021?

Veja abaixo a sua ficha técnica completa e logo em seguida a nossa análise com as principais características do aparelho.

Samsung NP950XDB-KS1BR
Processador: Intel i7
Placa de Vídeo: Intel Iris® Xe
Memória: LPDDR4x 16 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: 1tb
Sistema Operacional: Windows 10

Galaxy Book Pro: Design e acabamento

Design do Galaxy Book Pro
Design do Galaxy Book Pro. (Foto: Divulgação/Samsung)

“Fino como um smartphone, poderoso como um PC”. É assim que a Samsung descreve o design do Galaxy Book Pro, um dos seus melhores notebooks ultrafinos. Com pouco mais de 1 cm de espessura e pesando apenas 1,05 quilo, o portátil tem como foco oferecer mais mobilidade ao usuário, “semelhante a um celular”, afirma a empresa.

Sua carcaça é toda feita em alumínio anodizado e tem durabilidade com “padrão militar”, o que já quebra a ideia de muitos que pensam que qualquer ultrabook é super frágil. Na parte da aparência a empresa optou pelo básico, com um cinza cobrindo quase todo o corpo do aparelho, tampa sem detalhes e tela com bordas finas.

Na lateral temos as conexões e entradas de vídeo: uma HDMI, um USB-C, uma Thunderbolt 4, um USB 3.2 e entrada para cartão microSD. Na parte de conexões sem fio o Galaxy Book Pro conta com bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6, com suporte ao Wi-Fi 6E, tecnologia que ainda não é popular no Brasil.

Galaxy Book Pro: Tela

O Galaxy Book Pro possui tela AMOLED
O Galaxy Book Pro possui tela AMOLED. (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung também se inspirou nos celulares para trazer tela com tecnologia AMOLED, o que não é comum entre os notebooks. Esse painel oferece cores ainda mais vívidas, brilho alto, um excelente contraste de preto e boa economia de bateria, já que os pixels pretos estão desligados, e não simulando a cor preta.

O tamanho é 15,6 polegadas, e devido à moldura de bordas bem finas, o notebook fica ainda com mais imersão de imagem. A resolução Full HD é a cereja do bolo para dar ao usuário uma imagem de excelente qualidade.

Galaxy Book Pro: Teclado, touchpad e som

O teclado do Galaxy Book pro possui teclas curvas e mais largas
O teclado do Galaxy Book pro possui teclas curvas e mais largas. (Foto: Divulgação/Samsung)

O teclado do Galaxy Book Pro é chamado pela empresa de “Pro Keyboard” e teve seu design redesenhado para oferecer ainda mais conforto e rapidez na digitação. As teclas são mais largas, curvas e possuem iluminação, excelente para quem vai trabalhar com o notebook, por exemplo.

Esse aparelho também conta com sensor biométrico, assim você pode desbloqueá-lo de forma rápida e segura. O touchpad ficou maior que modelos anteriores e suporta toques múltiplos, além de ser ainda mais preciso.

O Galaxy Book Pro conta com dois alto-falantes Dolby Atmos de 1,5W cada, e a empresa promete uma excelente experiência de som. O microfone é embutido e tem tecnologia de cancelamento de ruído, para deixar a voz do usuário ainda mais limpa nas chamadas.

Galaxy Book Pro: Desempenho e hardware

Com o i7 de 11° geração, o notebook da Samsung roda bem os programas mais pesados
Com o i7 de 11° geração, o notebook da Samsung roda bem os programas mais pesados. (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Book Pro faz parte da “safra” de notebooks com processador da 11° geração, a mais recente no momento da publicação dessa análise. Esse modelo em específico usa o i7 1165G7, um chip quad-core que alcança até oito threads, com clock máximo de 4,7 GHz. É um processador que dá o desempenho suficiente que os usuários mais exigentes buscam, seja no uso do dia a dia ou mesmo em programas pesados do trabalho, por exemplo.

Ao todo são 16 GB de memória RAM, então dificilmente o Galaxy Book Pro terá problemas de travamento ao abrir mais de um programa de uma vez, ou mesmo várias guias de internet. A empresa não informa se é possível fazer o upgrade para mais memória RAM que o que já chega instalado de fábrica.

Você pode usar o app de edição de vídeo do próprio Galaxy Book Pro
Você pode usar o app de edição de vídeo do próprio Galaxy Book Pro. (Foto: Divulgação/Samsung)

O SSD tem incríveis 1 TB de armazenamento e é no formato M.2 NVMe, que consegue ter velocidades de transmissão até três vezes superiores que um SSD convencional. Com isso, o notebook da Samsung ligará em questão de segundos, além de ter uma rápida inicialização de programas, por exemplo. No anúncio a empresa cita um espaço de SSD NVMe adicional, caso o usuário queira ainda mais armazenamento.

Esse ultrabook não possui placa de vídeo dedicada, ele usa o modelo integrado Intel Iris Xe. É uma placa que tem um desempenho consideravelmente melhor que alguns modelos dedicados de entrada, mas não espere milagres. Você conseguirá rodar softwares gráficos com um bom desempenho e até alguns jogos leves, mas provavelmente terá problema ao executar games de última geração, por exemplo.

Galaxy Book Pro: Funções extras

Transfira suas configurações e arquivos para o Galaxy Book Pro sem dificuldades com o Smart Switch
Transfira suas configurações e arquivos para o Galaxy Book Pro sem dificuldades com o Smart Switch. (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Book Pro chega com várias funções extras, boa parte delas envolvendo o fácil pareamento com dispositivos adicionais. Por exemplo, com o Smart Switch, o usuário pode transferir configurações, arquivos pessoais e aplicativos de um notebook antigo para o novo, tudo usando conexão sem fio.

O Samsung Notes também fica sincronizado entre os dispositivos Samsung e o notebook, então você pode acessá-las no aparelho ou mesmo terminar de preencher os textos nele. Com o app Link, o Galaxy Book Pro fica sincronizado com o celular e até consegue abrir cinco apps do aparelho em sua própria tela.

O usuário pode abrir apps do celular na tela do notebook
O usuário pode abrir apps do celular na tela do notebook. (Foto: Divulgação/Samsung)

O ultrabook também pode ser usado como segunda tela para o Galaxy Tab S7 e Tab S7 FE. Tem objetos inteligentes em casa? Com o Smartthings você controla todos eles pelo notebook. O pareamento com os fones TWS da empresa é rápido e fácil, e pode ser alternado a qualquer momento.

Galaxy Book Pro: Bateria

Ao todo são 20 horas de autonomia de bateria
Ao todo são 20 horas de autonomia de bateria. (Foto: Divulgação/Samsung)

Além de potente, o Galaxy Book Pro possui uma bateria com autonomia impressionante!  São até 20 horas de uso, de acordo com a fabricante, e você ainda pode usufruir do recurso de carregamento rápido, que dá oito horas de autonomia em apenas 30 minutos de carga. O aparelho chega com o carregador USB-C, mais fácil de transportar para os lugares e pode ser trocado facilmente, caso seja necessário.

Vale a pena comprar o Galaxy Book Pro?

Não temos dúvida que o Galaxy Book Pro é um notebook de alto nível, feito para concorrer com os notebooks menos caros da Apple, que também trazem a proposta de entregar um hardware potente em aparelhos mais compactos. Com isso, o preço do aparelho da Samsung não é nada barato, então se você gostou da ficha técnica características únicas dele, precisa estar disposto a pagar caro por isso.

O principal fator do Galaxy Book Pro é o seu design, então se você precisa de um notebook leve, compacto e que seja potente, ele é sim uma ótima opção. No entanto, se o seu objetivo é apenas em ter o melhor desempenho, existem outras opções consideravelmente mais potentes pelo mesmo valor, pois trazem placas de vídeo dedicadas e processadores focados em desempenho de alto-nível.