Dell G15 com RTX 3050 (A0500-MM10P) e Ryzen 5 é bom?

O Dell G15 com RTX 3050 é um notebook gamer com Ryzen 5 que busca entregar um bom custo-benefício para quem busca hardware potente e atualizado. Veja a análise do modelo.
Redação
Redação Publicado em 11/12/2021

O Dell G15 com RTX 3050 e processador Ryzen 5 chega para ser o novo queridinho dos consumidores que buscam um notebook gamer com bom custo-benefício. O aparelho não é barato, mas tem um hardware potente e bem competitivo quando comparado a concorrentes do mesmo preço.

Além do processador Ryzen 5 e placa de vídeo RTX 3050, o notebook Dell G15 também tem teclado RGB, SSD de 512 GB de fábrica e tela com 120 Hz de taxa de atualização. Como nem tudo são flores, o acabamento em plástico  e pouca memória RAM no modelo básico (que ainda é caro), podem desagradar alguns consumidores.

Veja abaixo a ficha técnica do Dell G15 com RTX 3050 e logo em seguida a nossa análise do notebook gamer.

Dell A0500-MM10P
Processador: AMD Ryzen 5
Placa de Vídeo: RTX 3050
Memória: DDR4 8 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: 512gb
Sistema Operacional: Windows 11

O Dell G15 tem um design bacana, mas com acabamento em plástico

O Dell G15 tem um visual bonito, mas conta com acabamento em plástico
O Dell G15 tem um visual bonito, mas conta com acabamento em plástico (Foto: Divulgação/Dell)

O Dell G15 tem um “design que intimida”, conforme destaca a fabricante na página do produto. Ele é vendido na cor Dark Shadow (grafite) e seu acabamento é todo em plástico, o que para alguns não é problema, mas para outros pode ser um dos pontos negativos do aparelho, afinal estamos falando de um notebook que custa caro, então é normal que um chassi de metal esteja entre as exigências de alguns consumidores.

O notebook da Dell tem um bom desenho voltado para eficiência de ventilação, graças às saídas de ar na parte lateral e entradas de ar na parte superior e inferior. Aliadas, a tubulação de cobre, a dissipação de calor é eficiente e evita problemas de superaquecimento quando o usuário estiver jogando.

Slots do Dell G15
Slots do Dell G15 (Foto: Divulgação/Dell)

Tanto nas laterais quanto nas traseiras do notebook ficam as portas e os slots do Dell G15. Na lateral esquerda temos uma entrada Ethernet (RJ-45) e um combo de áudio (fone e microfone); na parte lateral direita temos duas portas USB 2.0, uma delas com PowerShare; na traseira temos uma porta USB-C com DisplayPort, uma USB 3.2, uma entrada de vídeo HDMI 2.1 e a entrada de energia para a fonte. Entre as conexões sem fio, temos o Wi-Fi 6 com placa de rede Killer e Bluetooth.

A tela do Dell G15 cumpre bem o esperado para a categoria

O Dell G15 possui tela com 120 Hz e resolução Full HD
O Dell G15 possui tela com 120 Hz e resolução Full HD (Foto: Divulgação/Dell)

O Dell G15 com RTX 3050 possui uma tela em tamanho padrão, de 15,6 polegadas. A tecnologia é o WVA, que nada mais é que um IPS com nome diferente. O painel tem boas cores, um brilho relativamente alto e não distorce as imagens em diferentes ângulos de visão. Para completar, temos a resolução Full HD, para proporcionar imagens em alta resolução.

Para os gamers, o principal recurso da tela é os 120 Hz de taxa de atualização. Com o recurso às imagens atualizam mais rápido, o que dá uma sensação de maior fluidez, principalmente na hora de jogar. O recurso também evita os famosos fantasmas, rastros que ficam na imagem em transições rápidas de imagem.    

Teclado RGB, touchpad comum e som com aprimoramentos

Teclado RGB do Dell G15 deve agradar os gamers
Teclado RGB do Dell G15 deve agradar os gamers (Foto: Divulgação/Dell)

Na parte de teclado temos uma boa e uma “má” notícia. A boa é que ele tem iluminação RGB em quatro zonas, por isso você pode configurar diferentes estilos de cores e deixar o notebook super estiloso. Outra boa notícia é que ele chega com o teclado numérico integrado, ótimo para quem pretende usar o notebook também para trabalhar. A má notícia é que o teclado do Dell G15 tem padrão americano, então você terá que se acostumar com a falta de acentos e Ç.

A empresa também ressalta o som de qualidade graças aos alto-falantes duplos com Nahimic 3D Audio. É esperado que ele tenha um som melhor que a média, mas usar fones de ouvido ou um bom headset ainda será a melhor alternativa na hora de jogar.

Quanto ao touchpad, não foram dados muitos detalhes, então é esperado que ele não tenha nenhum recurso especial. É um modelo de tamanho regular, com botões integrados e compatibilidade ao multi-toque e gestos do Windows.

O desempenho do Dell G15 com Ryzen 5 é excelente

O Dell G15 com Ryzen 5 tem desempenho superior ao modelo com Intel
O Dell G15 com Ryzen 5 tem desempenho superior ao modelo com Intel (Foto: Divulgação/Dell)

Chegamos ao tópico que todos esperavam. O Dell G15 com RTX 3050 tem um bom desempenho? Bem, o modelo dessa análise é o Dell G15 com processador Ryzen 5 5600H, um chip hexa-core que chega a até 12 threads, com clock máximo de 4,2 GHz. É um processador de alto desempenho, que promete alta performance em jogos e aplicativos pesados.

Por padrão o notebook chega com apenas 8 GB de RAM, mas você pode fazer o upgrade para até 32 GB, todas em velocidade de 3200MHz. Não recomendamos que você pegue a versão mais “básica”, com apenas 8 GB, pois considerando todo o restante do hardware do Dell G15 com RTX 3050, o notebook pode ficar limitado em performance.

No armazenamento interno, o modelo mais básico já chega com 512 GB de SSD em formato NVMe, mais rápido que os SSDs convencionais. Assim como a memória RAM, você pode escolher um SSD maior, mas 512 GB já deve ser o suficiente para vários consumidores, pelo menos inicialmente. Com o SSD o notebook tem uma inicialização rápida, tanto do SO quanto dos jogos e aplicativos.

Por falar em SO, o Dell G15 com RTX 3050 chega com o Windows 11 Home ou Windows 11 Pro instalado. É uma ótima escolha para quem deseja entrar em 2022 com o sistema operacional mais recente da Microsoft.

Placa de vídeo RTX 3050 consegue rodar vários jogos com gráficos acima da média

O Dell G15 possui placa de vídeo RTX 3050
O Dell G15 possui placa de vídeo RTX 3050 (Foto: Divulgação/Dell)

Para completar o hardware, o Dell G15 tem a famosa placa de vídeo RTX 3050, o modelo mais “básico” na nova geração da NVIDIA. Apesar de não ser a top entre os modelos 3000, essa placa de vídeo roda praticamente qualquer jogo da atualidade com bom desempenho. Se você gosta de jogos competitivos como o CS:GO, Dota 2, LoL, Valorant, Rainbow Six, entre outros, com certeza poderá colocar os gráficos no máximo e ainda terá uma boa taxa de FPS.

Para jogos com gráficos mais realistas e exigentes, como é o caso do Cyberpunk 2077, Red Dead Redemption 2, FarCry 6, entre outros, talvez seja necessário fazer um mix de configurações, mas você ainda conseguirá jogar acima da qualidade média de gráficos com mais de 60 FPS. Você ainda pode ativar o modo turbo, que otimiza as configurações do aparelho para entregar mais desempenho.

No entanto, esse modo turbo também aumenta a temperatura de operação do notebook, que normalmente já é bem alta em jogos pesados. Em reviews realizados pelo canal Dan Ferreira, o notebook facilmente atingiu os 90 graus de temperatura do processador de 80 graus da GPU. O Youtuber afirmou que a refrigeração ainda está longe do ideal, mas que o Dell G15 com RTX 3050 já teve melhoras significativas para as linhas gamer anteriores da Dell.

Reviews mostram que o Dell G15 com RTX 3050 ainda peca um pouco em refrigeração
Reviews mostram que o Dell G15 com RTX 3050 ainda peca um pouco em refrigeração (Foto: Divulgação/Dell)

Bateria do Dell G15 impressiona e tem boa autonomia

O Dell G15 com RTX 3050 possui uma bateria de três células, mas a fabricante não informa a duração da bateria. Procurando por reviews de sites estrangeiros, encontramos no Notebook Check que a bateria do notebook tem uma ótima autonomia, podendo durar até 8 horas em navegação na internet e brilho no médio. Obviamente se você for tentar jogar essa autonomia cai pela metade, no mínimo, além do desempenho também ficar limitado.

Vale a pena comprar o Dell G15 com RTX 3050?

O Dell G15 com RTX 3050 vem sendo um dos melhores notebooks gamers quando o assunto é custo-benefício. Ele não é barato, mas perto dos concorrentes com o mesmo hardware, ele tem um preço muito atrativo e dá um show em desempenho. O processador Ryzen faz um ótimo trabalho, seja em performance, bateria, e até ameniza o problema de temperatura, reclamação constante dos notebooks Dell.

Obviamente o notebook tem seus problemas além do resfriamento, sejam eles na carcaça de plástico ou nos apenas 8 GB de memória RAM no modelo básico, que ainda é caro. No entanto, foram medidas necessárias para ele ter um preço menos caro, e no fim foi bem efetivo. SE você busca um notebook gamer mais atualizado e que não custe um absurdo, o Dell G15 com RTX 3050 é sim uma boa escolha!