ASUS X571GT vale a pena? Veja a análise completa do notebook gamer

Compacto e discreto, o ASUS X571GT é um notebook gamer que tem processador de nona geração e GPU GTX 1650. Veja todas as características deste modelo.
Redação
Redação Publicado em 30/06/2021

Já conhecida pela linha de notebooks Rog, a ASUS também está investindo no mercado de modelos gamer mais acessíveis. O ASUS X571GT tem processador de nona geração, placa de vídeo GTX 1650 e uma aparência bem discreta, o que deve agradar os consumidores que estão cansados dos “exageros” estéticos da classe gamer.

O notebook ASUS possui uma configuração potente, mas assim como vários outros notebooks voltados para jogos, possui problemas de refrigeração que acaba o limitando em desempenho. Quer saber mais do ASUS X571GT? Veja abaixo a sua ficha técnica e análise completa que o Guia dos Notebooks preparou.

Asus AL888T
Processador: Intel Core i5
Placa de Vídeo: GTX 1650
Memória: DDR4 16 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: 256gb
Sistema Operacional: Windows 10

ASUS X571GT: Design e acabamento

O Notebook ASUS possui design simples e discreto
O Notebook ASUS possui design simples e discreto. (Foto: Divulgação/ASUS)

Se você é daqueles que busca um notebook gamer que não tenha aparência de um, o ASUS X571GT é a escolha certa! Ele tem um design simplista, sem luzes, formatos “agressivos” ou qualquer outra característica chamativa comum em modelos para jogos. O modelo da ASUS tem pintura lisa e conta apenas com a logo da empresa na parte externa da tampa.

Para não falar que ele não tem nenhuma parte “gamer” em seu design, a saída de ar na parte traseira é toda “entrelaçada”, visual que dá um ar mais rebuscado ao notebook. A empresa não fala sobre o material do chassi do notebook, mas procurando por alguns reviews encontramos que a sua construção é feita em plástico.

Conexões do ASUS X571GT
Conexões do ASUS X571GT. (Foto: Divulgação/ASUS)

Na parte lateral temos todas as conexões, e isso é um ponto positivo, pois o ASUS X571GT é bem versátil. Ele possui duas portas USB 2.0, uma porta USB 3.0 e uma USB-C 3.1. além disso, o notebook ainda conta com leitor de cartão microSD, uma entrada de vídeo HDMI e conexão RJ-45 (Ethernet). Para conexão sem fio esse modelo possui Wi-Fi 6 e Bluetooth.

ASUS X571GT: Tela

O ASUS X571GT possui uma tela com 120 Hz de taxa de atualização
O ASUS X571GT possui uma tela com 120 Hz de taxa de atualização. (Foto: Divulgação/ASUS)

Esse notebook possui uma tela de 15,6 polegadas com bordas reduzidas, que a empresa chama de design NanoEdge. Ele usa a tecnologia IPS e possui resolução Full HD, combinação que oferece imagens em alta resolução com cores mais vívidas e sem distorção dependendo do ângulo que o usuário olhar.

A empresa cita a tecnologia ASUS Splendid, que possui dois modos de exibição: Normal, para o dia a dia, e Vivido, que melhora o contraste das imagens. O ponto alto da tela do ASUS X571GT é os 120 Hz de taxa de atualização, recurso que deixa as imagens mais fluídas e naturais, melhora o tempo de resposta para os gamers e evita os “borrões” na tela.

ASUS X571GT: Teclado, touchpad e som

O notebook ASUS possui teclado numérico integrado
O notebook ASUS possui teclado numérico integrado. (Foto: Divulgação/ASUS)

O ASUS X571GT possui teclado retroiluminado em branco com padrão ABNT2, o que já é uma notícia positiva para os brasileiros. Ele também tem o teclado numérico integrado, então se você pretende usá-lo para trabalhar, terá mais uma vantagem em mãos. A empresa não dá destaque para o touchpad, por isso é esperado que ele não tenha nenhum recurso adicional.

O notebook ASUS possui dois alto-falantes que foram trabalhados pela Harman Kardon, uma empresa famosa do ramo de áudio. A fabricante ressalta que os resultados sonoros são “surpreendentes” graças à tecnologia de amplificador inteligent que oferece um som mais alto e sem distorção.

A ASUS promete áudio de alta qualidade no X571GT
A ASUS promete áudio de alta qualidade no X571GT. (Foto: Divulgação/ASUS)

ASUS X571GT: Desempenho e hardware

O notebook ASUS é indicado para programas pesados
O notebook ASUS é indicado para programas pesados. (Foto: Divulgação/ASUS)

Esse notebook usa o processador Intel Core i5 9300H, modelo da nona geração que possui quatro núcleos, oito threads e clock de até 4,1 GHz com a tecnologia turbo da fabricante. A série H é indicada para uso em softwares e jogos pesados, por isso esse chip entrega um desempenho acima da média e até mesmo para os usuários mais exigentes, mas não apresenta uma boa economia de energia.

O ASUS X571GT pode ser encontrado em duas versões, uma com 8 GB de memória RAM  (AL888), indicada para usuários mais “casuais”, e outra de 16 GB de memória RAM(AL887T), para aqueles que pretendem usar mais da potência do notebook sem passar por problemas de engasgos ou travamentos.

O armazenamento interno é feito por um SSD de 256 GB em formato NVMe, que é ainda mais rápido que o normal. É excelente para que o notebook seja rápido na hora de ligar, abrir programas ou mesmo carregar as fases dos jogos, mas o espaço pode ser pouco para muitos usuários, principalmente aqueles que também usarão o notebook para trabalho ou estudos.

A empresa também não informa se o notebook possui um slot SATA disponível para a instalação de um HD, ou mesmo outro slot M.2 para ser colocado outro SSD.

ASUS X571GT: Placa de vídeo e desempenho em jogos

A placa de vídeo GTX 1650 roda um grande catálogo de jogos
A placa de vídeo GTX 1650 roda um grande catálogo de jogos. (Foto: Divulgação/ASUS)

Para boa performance em jogos, o ASUS X571GT usa a placa de vídeo GTX 1650, uma GPU dedicada que tem 4 GB de memória VRAM. Ela não é um modelo super potente, mas consegue rodar vários jogos com boa qualidade gráfica e com FPS acima dos 60. Em títulos mais pesados como o The Witcher,  pode ser necessário reduzir os gráficos.

Veja os testes dessa placa em 16 jogos diferentes:

O problema deste notebook acaba sendo a sua refrigeração, que não é suficiente para um modelo gamer. Alguns reviews mostram que ele facilmente chega nos 90 C° de temperatura no processador e 80 C° na placa de vídeo, e com isso o desempenho do ASUS X57GT acaba sendo reduzido. Outro impacto direto das altas temperaturas é no teclado, cuja barra de espaço chega a bater 50 C°.

A refrigeração do notebook ASUS não é um ponto forte
A refrigeração do notebook ASUS não é um ponto forte. (Foto: Divulgação/ASUS)

ASUS X571GT: Bateria

A fabricante não informa a duração de bateria do ASUS X571GT, mas o qeu sabemos é que ele possui uma fonte de 150W, a quantidade ideal para alimentar a GTX 1650 sem problemas.

Vale a pena comprar o ASUS X571GT?  

Vale a pena comprar o ASUS X571GT?
Vale a pena comprar o ASUS X571GT? (Foto: Divulgação/ASUS)

O ASUS X571GT é um notebook compacto, leve e de visual minimalista. Ele tem uma boa tela, processador potente e bom chip gráfico, mas os seus problemas de refrigeração não o faz um notebook indicado para uso “extremo” nos jogos. Apesar de a fabricante o colocar nesta categoria, ele acaba sendo melhor para aquelas pessoas que buscam um notebook potente para trabalho e jogos que não exijam tanto.

Claro, ele não é um notebook ruim e possui um hardware potente, porém se você é daqueles jogadores que gosta de chegar aos limites na hora de jogar, esse modelo não é o ideal. Para quem é “gamer casual”  e usará o notebook também para trabalho e estudos, o ASUS X571GT é sim uma boa opção de compra!