Acer Nitro 5 AN515-54-58CL é bom? Veja a análise completa do notebook gamer

O Acer Nitro 5 (AN515-54-58CL) é uma das melhores opções de notebook gamer com foco em custo-benefício. Veja a sua análise completa aqui no Guia dos Notebooks.
Redação
Redação Publicado em 13/04/2021

Para quem deseja comprar um notebook gamer, o Acer Nitro 5 (AN515-54-58CL) é uma opção que será constantemente indicada, justamente por ser um dos melhores custo-benefício do mercado. Seu hardware é o suficiente para rodar jogos populares, por isso ele acaba sendo o suficiente opara boa parte dos jogadores.

A ficha técnica do Acer Nitro 5 (AN515-54-58CL) inclui um processador i5 de nona geração, placa de vídeo GTX 1650 e armazenamento híbrido, com SSD e HD trabalhando juntos. Ele não é um notebook barato, mas se comparado a outros modelos gamers, tem um preço bem camarada.

Veja a seguir a ficha técnica e principais características do Acer Nitro 5 (AN515-54-58CL).

Acer AN515-54-58CL
Processador: Intel Core i5
Placa de Vídeo: GTX 1650
Memória: DDR4 8 GB
Tela: 15.6"
Armazenamento: HD 1TB + SSD 128GB
Sistema Operacional: Endless OS

Design

Acer Nitro 5 AN515-54-58CLO Acer Nitro 5 tem o visual clássico de notebook gamer, mas sem exagerar nos detalhes. Sua carcaça é feita em plástico e a tampa é toda lisa na parte central, sendo que as bordas possuem detalhes texturizados. A Acer usa a combinação do preto com o vermelho para dar um ar mais despojado ao aparelho e deixá-lo mais no contraste de dispositivos dessa categoria (para gamers).       

Ele possui saídas de ar nas partes laterais, enquanto as entradas de ar ficam na parte traseira com detalhes “entrelaçados”. Na tampa inferior do aparelho não existe nenhum acesso rápido aos componentes, então em caso de upgrade o usuário precisa retirá-la por completo.

Parte traseira da tampa do Acer Nitro 5
Parte traseira da tampa do Acer Nitro 5. (Foto: Divulgação/Acer)

Nas laterais temos todas as suas portas e conexões. Ele possui duas entradas USB 3.0, uma entrada USB-C, uma USB 2-0, uma HDMI, uma entrada RJ-45 (Ethernet), entrada para fonte e um combo de áudio (fone e microfone). Entre as conexões sem fio ele possui Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 2x2, que de acordo com a empresa, garante conexão de alta velocidade.

Quem constantemente está usando cartões de memórias para descarregar arquivos no computador, acabou ficando sem um leitor dedicado neste notebook.

Tela

A tela do Acer Nitro 5 tem resolução Full HD
A tela do Acer Nitro 5 tem resolução Full HD. (Foto: Divulgação/Acer)

Comparado a modelos anteriores, o Acer Nitro 5 possui tela com bordas mais finas, o que dá mais aproveitamento do corpo e deixa o notebook menor, sem necessariamente diminuir o painel. A ficha técnica continua a mesma, com 15,6 polegadas, tecnologia IPS na fabricação, resolução Full HD e 60 Hz de taxa de atualização.

É esperado que esse painel ofereça boa experiência devido à alta resolução, mas nada “surpreendente”. Alguns testes mostram que ele cobre apenas 55% das cores sRGB, por isso não é o melhor recomendado para aqueles que trabalham com edição de imagens, por exemplo, e precisam de boa fidelidade de cores.

Teclado, touchpad e som

Teclado e touchpad do Acer Nitro 5 AN515-54-58CL
Teclado e touchpad do Acer Nitro 5 AN515-54-58CL. (Foto: Divulgação/Acer)

Apesar de não ser RGB, a Acer colocou retroiluminação vermelha em todo o teclado do Acer Aspire Nitro 5, e o resultado ficou muito estiloso. A fabricante deu uma espremida nas teclas para poder inserir o teclado numérico e ainda mantê-lo compacto. É válido destacar que esse notebook usa o padrão ABNT2, o que facilita na hora de se acostumar com o teclado. As teclas AWSD e setas possuem marcação especial para os jogadores.

O touchpad possui botões físicos integrados e suporte aos drivers de gesto do Windows, mas sem destaques adicionais ou alguma função exclusiva. Para o uso cotidiano ele deve atender bem, mas na hora de jogar, conectar um mouse ainda é a melhor opção.

É esperado que seu som seja de qualidade graças à tecnologia Dolby Audio Premium, que faz com que os dois alto-falantes ofereçam um som estéreo e envolvente. A Acer destaca que o áudio é cristalino, com graves poderosos e volume consistente, sem perder fidelidade das frequências.

Hardware e desempenho

Esse modelo do Acer Nitro 5 tem processador da Intel de nona geração
Esse modelo do Acer Nitro 5 tem processador da Intel de nona geração. (Foto: Divulgação/Acer)

Esse notebook usa o processador Intel i5 9300H, um modelo quad-core que consegue habilitar até 8 threads. Seu clock base é de 2,4 GHz, mas consegue chegar a até 4,1 graças a tecnologia turbo da fabricante. É um chip indicado tanto par ao bom uso no dia a dia quanto para tarefas e jogos pesados, mas que não oferece uma economia de energia tão eficiente quanto a série U.

Ao todo são 8 GB de memória RAM, quantidade que deve ser suficiente para o uso de ferramentas do dia a dia ou mesmo jogos que não sejam muitos pesados. Se você for um usuário mais “hardcore”, recomendamos fazer o upgrade, já que o Acer Aspire Nitro 5 aceita até 32 GB de memória RAM.

Um ponto muito positivo deste modelo é o armazenamento híbrido, com 128 GB de SSD para jogos e sistema e 1 TB de HD para guardar arquivos pesados e que ocupam muito espaço. O Acer Aspire Nitro 5 ainda tem um slot adicional de SSD e pode receber o upgrade para até 512 GB em formato NVMe, tanto no adicional quanto no que já está ocupado com o SSD de 128 GB.

É válido destacar que esse notebook chega com o Linux instalado de fábrica, então se você não está familiarizado com esse sistema, terá que providenciar a instalação do Windows por conta própria.

Placa de vídeo

O Acer Nitro 5 usa placa de vídeo GTX 1650
O Acer Nitro 5 usa placa de vídeo GTX 1650. (Foto: Divulgação/Acer)

Para conseguir rodar uma boa lista de jogos, o Acer Aspire Nitro 5 usa a placa de vídeo GTX 1650, um modelo dedicado que possui 4 GB de memória VRAM. É uma placa ainda considerada “de entrada”, mas que já consegue rodar vários games com boa taxa de FPS e configuração acima do mínimo.

Testes de benchmark mostram que jogos como Valorant, LoL, Dota 2, Fifa 2021, Destiny 2 e até PUBG podem ser rodados em configurações altas de gráfico e com bom FPS. Se você pretende jogar algo mais pesado como Watch Dogs: Legion, Red Dead Redemption 2, Flight Simulator 2, Horizon Zero Dawn, Death Stranding, precisará reduzir um pouco os gráficos para passar dos 60 FPS.

Além de ser bom para jogos, o Acer nitro 5 também se dá bem com programas pesados, principalmente os que dependem de processamento gráfico. Claro, para profissionais que usam muitos efeitos você ainda precisará de mais potência, mas ao nível amador ele dá conta do recado, sendo uma ótima ferramenta de estudo desses programas.

É legal destacar o recurso “NitroSense”, que pode ser ativado por um atalho no teclado. Com ele, o usuário possui acesso ao programa que controla todo o aparelho, então você pode fazer monitoramentos, overclock, alterar a forma como as ventoinhas estão trabalhando, entre outras configurações.

Bateria

Notebooks gamer não tendem a ter uma boa autonomia de bateria, tanto pelos processadores com final H (que não são econômicos), quanto pela placa de vídeo dedicada, que naturalmente consome mais energia. De acordo com a Acer, o Nitro 5 entrega até 7 horas de autonomia em uso moderado, mas, na prática, usuários relatam de uma autonomia de 5 horas.

Esse tempo de autonomia é em tarefas do dia a dia e não jogando. No segundo a bateria deve durar menos da metade do tempo, além de o notebook ter o desempenho limitado por não estar ligado à tomada.

Vale a pena comprar o Acer Nitro 5 AN515-54-58CL?

Esse modelo do Acer Aspire Nitro 5 é um dos mais buscados pelo público justamente por ser uma excelente opção de custo-benefício entre os modelos gamer. Ele possui um bom hardware e consegue rodar os jogos mais populares do mercado acima dos 60 FPS, tudo isso com preço mais acessível quando comparado a outros modelos parecidos.

Se você está buscando um notebook com essas características, o Acer Nitro 5 AN515-54-58CL é sim uma excelente escolha e tem poucos concorrentes, mas se precisa de um aparelho ainda mais potente, precisará investir mais caro em notebooks com uma configuração superior